Governador se reúne com movimentos sociais para discutir aquisição de terras para assentamentos em Alagoas

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, se reuniu com dirigentes de sete movimentos sociais de luta agrária no Palácio República dos Palmares, nesta quinta-feira (25/01), para discutir o andamento dos processos de aquisição de terras destinadas aos projetos de assentamentos no estado. Durante a reunião, Dantas teve acesso às demandas do grupo e reiterou seu posicionamento em favor de um diálogo construtivo e colaborativo com os trabalhadores rurais.

O governador expressou sua intenção de não apenas assentar os agricultores familiares, mas também oferecer condições para uma vida mais digna e próspera no campo. Ele defendeu a importância da execução de políticas públicas que promovam a geração de emprego e renda nas comunidades rurais, citando como exemplo as feiras agrárias promovidas em Alagoas. Segundo o governador, a transferência da titularidade das áreas reivindicadas é uma pauta prioritária de sua administração.

O secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino, detalhou o status dos processos de transferência de cada um dos imóveis inseridos na pauta, destacando aqueles que estão próximos de serem concluídos, como o caso da Fazenda Nossa Senhora de Guadalupe, no município de Igaci. De acordo com o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, a iniciativa beneficiará cerca de 15 famílias ligadas à Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Durante a reunião, também foram debatidas questões das terras da massa falida do Grupo Laginha, com o representante da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Lúcio Gomes, buscando esclarecer os pontos do campo legal que limitam a atuação do Governo de Alagoas no maior processo falimentar do país. Para atender às demandas das cerca de 3 mil famílias residentes na localidade, o governador Paulo Dantas se comprometeu a articular uma composição com o Governo Federal, através do Incra Nacional.

O encontro contou também com a participação da secretária Carla Dantas (Agricultura), o secretário Felipe Cordeiro (Gabinete Civil), que preside o Comitê de Reforma Agrária; a secretária executiva de Agricultura Familiar, Renata Andrade; o presidente da OAB, Vagner Paes, o superintendente do Patrimônio da Seplag, Jonathan Araújo, e o chefe do setor de Monitoramento de Programas e Projetos do Iteral, Milton Melo. Além de representantes do MLST, MST, MLT, FNL, Terra Livre, MTL e CPT.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo