Governador assina medida que beneficia cooperativas de Alagoas e impulsiona economia solidária.

O governador Paulo Dantas anunciou na 40ª Expo Bacia Leiteira uma série de incentivos que visam beneficiar as cooperativas de Alagoas, impulsionando a economia solidária e gerando mais renda e empregos. Uma das medidas adotadas é a anistia das dívidas de 5 mil agricultores familiares de 12 cooperativas, associações e empreendimentos solidários junto a Desenvolve.

A Lei nº 8.543/2021, proposta pelo então deputado estadual e atual governador Paulo Dantas, atende a uma demanda do setor de cooperativismo da agricultura familiar de Alagoas, representada pela União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes AL).

Dantas afirmou estar muito feliz em assinar o decreto que beneficia cerca de 5 mil agricultores familiares. Ele destacou que a iniciativa foi levada a ele pela Unicafes enquanto ainda era deputado estadual e agora aprovada e sancionada, terá um impacto positivo em agricultores de diversas cadeias produtivas em Alagoas.

Durante a pandemia, a agricultura familiar enfrentou desafios significativos, como a paralisação de setores que afetaram tanto a produção quanto a comercialização dos produtos das cooperativas, incluindo a interrupção do fornecimento de merenda escolar. A iniciativa aprovada pela Assembleia Legislativa proporcionará alívio e renovará as esperanças dos pequenos produtores rurais ligados a essas cooperativas, além de viabilizar a retomada das operações de comercialização das mesmas.

Além da anistia de dívidas, o governador também assinou um aditivo ao Termo de Fomento para o Cooperativismo da Agricultura Familiar celebrado entre o Governo de Alagoas e a Unicafes Alagoas. Esse termo beneficiará mais de 25 mil agricultores familiares do estado.

O objetivo do acordo é promover e apoiar o desenvolvimento das cooperativas da agricultura familiar e economia solidária em Alagoas. Serão realizadas formações técnicas e melhorias nos processos de gestão, produção e comercialização, tanto nos mercados institucionais quanto privados. Com isso, busca-se aprimorar a administração e a qualidade dos serviços prestados por essas cooperativas.

O secretário Executivo de Cooperativismo da Sedics, Adalberon Sá, ressaltou que o termo vai contribuir para garantir um mercado seguro para os produtores. Ele afirmou que ampliar as oportunidades de capacitação das cooperativas para acessar os mercados, públicos e privados, impulsionará os produtos e criará novas perspectivas de negócios, fortalecendo o trabalho dos agricultores familiares e contribuindo para o aumento do trabalho e renda dos cooperados.

Durante a assinatura dos documentos, estiveram presentes diversas autoridades, como a primeira-dama Marina Dantas, o senador Renan Calheiros, o prefeito Wagney Dantas, secretárias de várias pastas do governo, deputados federais e estaduais, diretor da Desenvolve, prefeitos e demais autoridades do estado.

A presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal), Maria Silva, agradeceu ao governador e a Sedics pelas iniciativas, que segundo ela, são um sonho antigo das cooperativas e dos pequenos produtores. Com esse alívio nas dívidas, será possível melhorar e até ampliar as produções.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo