Gov.br lança ferramenta de comando de voz para reconhecimento facial e amplia inclusão de pessoas com deficiência visual no acesso a serviços online.

A plataforma Gov.br acaba de receber uma importante atualização que promete trazer mais acessibilidade e inclusão para os brasileiros. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou a implementação de uma ferramenta de comando de voz que irá auxiliar na realização do reconhecimento facial. Essa novidade tem como principal objetivo possibilitar que pessoas com deficiência visual consigam fazer a biometria do rosto e, dessa forma, aumentar o nível da conta para prata ou ouro, tendo acesso a uma gama maior de serviços disponíveis na plataforma.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2022, estima-se que aproximadamente 6,5 milhões de brasileiros enfrentam dificuldades para enxergar, mesmo utilizando óculos ou lentes de contato. Diante desse cenário, o Ministério da Gestão ressalta que a nova ferramenta de comando de voz possibilitará que esse grupo tenha o suporte necessário para realizar a validação facial de forma mais acessível e eficaz. Por meio da narração das instruções na tela do celular, as pessoas com deficiência visual poderão posicionar corretamente o rosto durante o processo de reconhecimento facial.

O secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, enfatizou a importância da inclusão digital e a democratização do acesso aos serviços do Gov.br para todos os cidadãos. Segundo ele, a implementação dessa funcionalidade foi pensada para atender às necessidades desse público e garantir que possam exercer sua cidadania de forma plena.

Atualmente, mais de 153 milhões de brasileiros possuem uma conta ativa no Gov.br, sendo que cerca de 78 milhões delas estão classificadas como nível Prata ou Ouro. A possibilidade de aumentar o nível de segurança na plataforma representa não apenas uma ampliação no acesso a serviços digitais do governo federal, mas também um passo significativo em direção à inclusão e acessibilidade para todos os cidadãos, independentemente de suas limitações.

Diante desse cenário, a implementação da ferramenta de comando de voz no Gov.br surge como um avanço importante na promoção da inclusão e no fortalecimento da cidadania digital no Brasil. A nova funcionalidade não apenas facilita o acesso aos serviços governamentais, mas também representa um importante passo rumo a uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos os cidadãos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo