Futebol e música: CSA, CRB e Edécio Lopes

Edécio Lopes se notabilizou no rádio de Alagoas com o Programa Manhãs Brasileiras (Foto: Plínio Nicácio) Foto de capa: Ailton Cruz (Birrada)

Futebol e Música, 4ª parte

Nossa quarta postagem sobre música e futebol exalta agora o futebol da terrinha, com cheiro de rivalidade no ar.

Traz à baila um trecho que cita os clubes CSA e CRB, paixões centenárias das Alagoas, que os poetas, vira e mexe, relembram em seu cancioneiro.

Um exemplo disso é o verso: “Eu vi, eu vi, eu vi, tanta coisa boa, um mundão de lagoa, um barco a deslizar; Eu vi, eu vi, eu vi, Trapichão enfeitado, CRB no gramado com CSA a jogar…”

Esse era um dos trechos que muita gente com mais de 30 anos já deve ter ouvido em algum momento da vida cá por estas bandas das Alagoas.

O dono deles é o radialista Edécio Lopes, um pernambucano que se apaixonou por Alagoas e que se notabilizou como um dos maiores nomes do rádio no Estado. Durante a trajetória de mais de 50 anos de atuação, passou por várias emissoras nos dois estados. Criou e tornou referência o “Manhãs Brasileiras”, um dos programas mais duradouros e importantes do rádio alagoano, que exaltava a boa música brasileira. Nele, passaram artistas e cantores dos mais variados gêneros da MPB.

Edécio ao receber homenagem. Foto: gazetaweb.com

Como bom brasileiro e, claro, bom alabucano (fusão de alagoano com pernambucano), Edécio gostava muito, muito mesmo de futebol. Era CRB e chegou até a ser conselheiro do Regatas, mas sempre tratou com muito respeito o rival do Mutange, o CSA.

A música destes versos acima é um exemplo desse respeito e, mais que isso, revela todo seu amor pelas terras de Alagoas, exaltando seu povo e sua beleza, mas sem esquecer o futebol.

O nome dela é Cidade Sorriso, trilha sonora obrigatória nas prévias de carnaval.

Na versão original, a música/frevo Cidade Sorriso foi gravada pelo maior interprete do gênero no Brasil, o também pernambucano Claudionor Germano, amigo de Edécio, que imortalizou suas músicas, mas que também é um expert nas interpretações do Mestre Capiba.

Ouça aqui Cidade Sorriso, interpretada pela voz original dela: Claudionor Germano:

video
play-rounded-fill

Até a próxima!!!

Wellington Santos

 

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo
Hide picture