Força-tarefa: secretários avaliam dia de trabalho em Maceió

Gestores da Prefeitura encerram o dia com reunião para alinhamento da força-tarefa iniciada em Maceió. Foto: Lucas Alcântara/ Ascom Semds

Para garantir o atendimento à população atingida pela chuva, a Prefeitura de Maceió reforçou, neste sábado (27), a força-tarefa que integra órgãos municipais para dar suporte ao trabalho coordenado pela Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil. Após o dia de trabalho, quando equipes divididas em 70 veículos estiveram em diversas localidades, os titulares das secretarias se reuniram para avaliar os resultados e planejar as ações operacionais dos próximos dias.

Com o número de ocorrências registradas, foram definidas áreas onde a força-tarefa deve intensificar o trabalho. De acordo com o secretário municipal de Governo, Tácio Mello, localidades como Flechal de Baixo, Chã Nova, Chã da Jaqueira e a Grota do Pau D’Arco tiveram incidentes de maior proporção, com vítimas fatais, e por isso terão o monitoramento de demandas ampliado. Nos próximos dias, uma vistoria será realizada nestas regiões.

Participaram da reunião os secretários Dinário Lemos (Defesa Civil), Ib Brêda (Infraestrutura), Gustavo Acioli Torres (Desenvolvimento Sustentável), Ivon Berto (Segurança) e Celiany Rocha (Assistência Social), e os superintendentes Davi Maia (Limpeza), Frederico Lins (Iluminação), além de assessores do Gabinete do Prefeito.

Sobre as ocorrências, o balanço divulgado concentra os dados dos chamados recebidos durante o sábado e também o número acumulado desde o último domingo (21), quando a chuva passou a ser registrada em maior volume. Ao todo já são 371 casos, sendo 107 deslizamentos de barreira (57 neste sábado), 60 desabamentos de residências (48 neste sábado), 38 quedas de árvores (11 neste sábado), 16 pontos de inundação, 77 ameaças de quedas de árvores (seis neste sábado), 19 ameaças de deslizamentos de barreira e 54 ameaças de desabamento de residência (21 neste sábado).

Durante a reunião, a Defesa Civil também atualizou os dados da pluviometria. Conforme o monitoramento, até hoje já foram registrados 586 milímetros de chuva na capital durante todo o mês, número que é 53,32% maior do que o previsto para maio, quando normalmente o volume é de 382,2 mm.

Em relação às vítimas, o boletim oficial do Corpo de Bombeiros Militar registrou hoje quatro óbitos e quatro desaparecidos após deslizamento de barreira na Grota Santo Amaro, no bairro da Gruta, cujas buscas seguem no domingo (28). Entre ontem e hoje, o órgão também atendeu 35 pessoas e fez encaminhamentos destas vítimas para assistência no Hospital Geral do Estado. Deste total, apenas um paciente permanece internado em observação, mas sem risco de morte e com acompanhamento de assistentes sociais da Secretaria Municipal de Saúde.

A Defesa Civil informou, ainda, que a previsão para Maceió, conforme o monitoramento, é deve pancadas de chuva com intensidade moderada durante a madrugada e o dia de domingo.

Ascom – 28/05/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo