Feira do Peixe Vivo inicia nesta quarta-feira em Maceió


Evento acontece no Parque da Pecuária, com expectativa de comercialização mais de 15 toneladas

Seagri promove mais uma edição da Feira do Peixe Vivo nesta quarta e quinta-feira. Ailton Cruz/Arquivo Agência Alagoas

Os consumidores alagoanos terão a oportunidade de adquirir pescados e moluscos para a Semana Santa num só espaço e com uma grande variedade de produtos. Nestas quarta e quinta-feira, 12 e 13, respectivamente, no Parque da Pecuária, em Maceió, acontecerá mais uma edição da Feira do Peixe Vivo, uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), com patrocínio do Sebrae/AL.

 

Das 7h às 13h, num ambiente adequado e com barracas padronizadas, os apreciadores de peixes de águas doces e salgada, mariscos, crustáceos e moluscos, poderão fazer suas compras para a Semana Santa. Segundo a Seagri, a expectativa é que durante os dois dias sejam comercializados 15 toneladas de produtos.

A notícia continua após a publicidade!

 

São produtos típicos de Alagoas, como tainha, cioba, atum, pescada, cavala, camarão barba roxa, além de sururu, siri, entre outros.

 

O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, explica que a Feira do Peixe Vivo tem como objetivo incentivar a produção de pescado em Alagoas, servindo como canal de negócios para aquicultores e pescadores artesanais.

 

“A meta do governo é fomentar a comercialização direta de pescado entre produtores e consumidores finais, eliminando a ação de intermediários da cadeia, conhecidos como atravessadores”, afirma  Vasconcelos.

 

Como grande atrativo de todas as edições do evento, em Maceió e no interior, será disponibilizado peixe vivo das espécies Tilápia, Tambaqui e Surubim, provenientes de cultivos dos municípios de Junqueiro, Igreja Nova e Coruripe.

 

Também participarão pescadores artesanais das colônias do Pontal da Barra, Trapiche, Bebedouro, entre outras, oferecendo espécies de peixes de água salgada.

 

O camarão marinho será ofertado pelo grupo UniPesca do Pontal do Peba em Piaçabuçu e o filé de tilápia, de Junqueiro.

 

Participarão ainda da Feira do Peixe vivo os grupos Lagoa Escura Pescados, Piscicultura DuBosque e ostreicultores atendidos pelo projeto Ostras Depuradas de Alagoas.

Ascom