Expansão das Escolas de Tempo Integral na Rede Estadual de Ensino de Alagoas: 10 Novas Unidades Previstas para 2024

Em 2024, a rede estadual de ensino de Alagoas terá um reforço significativo com a inclusão de mais 10 escolas de ensino integral, passando de 116 para 126 unidades. Este aumento na oferta de ensino integral reflete o compromisso do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em investir na garantia de uma educação de qualidade para a população do estado.

Duas das escolas são novas construções nos municípios de Roteiro e São Sebastião, enquanto as outras oito estão localizadas em seis municípios, inclusive na região sertaneja. Na capital, Maceió, as novas instituições serão a Escola Lions, na Pajuçara, e a Escola Nossa Senhora do Bom Conselho, na Santa Amélia. Outras escolas serão implantadas nos municípios de Palmeira dos Índios, Pindoba, Dois Riachos, Olho d’Água das Flores, Santana do Ipanema e Coqueiro Seco.

O gerente especial do Fortalecimento da Educação Integral e Complementar do Ensino Médio da Seduc, Erivaldo Valério, destaca a importância da expansão do ensino integral, afirmando que o aumento do tempo em sala de aula permite uma abordagem mais profunda em todas as áreas do conhecimento e dos componentes curriculares. Além disso, o modelo de ensino integral também oferece atividades complementares e projetos culturais, artísticos e esportivos, proporcionando um desenvolvimento acadêmico e social mais amplo e completo para os estudantes.

O gerente especial de Fortalecimento da Educação Integral e Complementar do Ensino Fundamental, Ilson Leão, complementa que a proposta não visa apenas o desenvolvimento intelectual, mas também o emocional, abordando questões como o autoconhecimento. As escolas de ensino integral também são estruturadas para promover o desenvolvimento social dos alunos, contando com profissionais como o docente orientador de turma (DOT), cuja atribuição é acompanhar a evolução da aprendizagem de cada estudante.

Com a expansão do ensino integral, o Governo de Alagoas reforça seu compromisso em oferecer uma educação de qualidade, buscando formar cidadãos mais preparados, críticos, criativos e engajados socialmente. A inclusão de novas escolas de ensino integral é um passo importante na busca por um sistema educacional mais completo e abrangente para todos os alagoanos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo