Estudantes e professores são homenageados como referência em protagonismo

Vinte e seis estudantes, referências de protagonismo em suas escolas, compartilharam experiências e expectativas sobre o futuro da educação, homenageando alunos e mestres, no último dia do II Encontro Estudantil da Rede Estadual de Alagoas, nesta sexta-feira, 11 de agosto, quando se celebra o Dia do Estudante.

Destaques em tudo que fazem – liderança e inclusão, superação, empreendedorismo, desempenho nas Olimpíadas de Português, Matemática e Física, redação, esportes ou na política -, esses estudantes, somados aos 1.800 que deram mais um show de protagonismo juvenil em mais uma edição do evento, são apenas um recorte da qualidade discente da rede pública estadual de Alagoas.

Protagonismo

Um dos exemplos, por sua superação e liderança, é Gabriella Nunes, aluna da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Julieta Ramos, de Paripueira. Portadora de microcefalia desde o nascimento, ela emocionou a plateia ao mostrar que a doença não a impede de lutar pelo seu sonho, que é cursar Gastronomia. Assim como inspira os jovens da sua unidade, ela espera que sua mensagem chegue a todos.

“Percebo que muitos estudantes têm medo ou vergonha de se mostrarem. Eu não tenho isto. Desde pequena quero mostrar essa força de vontade de vencer. Este momento é muito bom para provocar os estudantes”, declara Gabi, como gosta de ser chamada.

Reconhecimento

Os estudantes destacaram a importância de participar deste momento. É o caso de Francisco Alves Filho, aluno destaque da Escola Estadual Pedro Reys, de Igreja Nova.

“Para mim é um sonho, um privilégio representar a minha cidade e a minha escola. Aproveito para incentivar todos os alunos a participarem do Encontro Estudantil e a não desistirem dos seus sonhos, buscando sempre os objetivos. Não existe nada impossível; se eu quero conquistar algo, tenho que correr atrás”, afirma o jovem.

Novo projeto

Liderados pelo especialista em gestão, Thiago Silva, o Thiago Mochileiro, e mediados pelos estudantes do Clube Estudantil das Escolas de Ensino Integral, os participantes da mesa-redonda Protagonismo juvenil também construíram projetos a partir da metodologia Canvas ( ferramenta de planejamento estratégico que permite esboçar modelos de negócio). O projeto ganhador será implantado nas escolas de ensino médio da rede estadual.

Ascom – 11/08/2017

Sair da versão mobile