Estudantes de Direito acompanham mutirão de júris da Justiça alagoana

O Poder Judiciário de Alagoas julga 19 processos referentes a crimes contra vida, nesta terça-feira (21), em Maceió e no interior, como parte da programação do Mês Nacional do Júri. Entre esses, dez estão sendo realizados no Centro Universitário Cesmac e cinco na Faculdade Seune, onde os alunos de Direito têm a oportunidade de acompanhar as sessões.

“Os alunos estão em contato com os operadores do direto, a condução pelo magistrado, a atuação do Ministério Público, dos advogados, enfim, o lado prático, que eles têm oportunidade de vivenciar”, afirmou o juiz André Gêda, que coordena o mutirão nas faculdades.

O magistrado ressaltou a importância do Mês do Júri como forma de mostrar para a população que a Justiça está trabalhando para responsabilizar os autores de homicídios. “São crimes de gravidade maior, e é importante o Judiciário dar essa resposta à sociedade, com julgamentos mais céleres”.

As sessões são presenciadas por dezenas de estudantes como Júlia de França Lins, aluna do primeiro período de Direito do Cesmac. “A gente pode ver a vivência com a qual a gente vai se deparar na nossa realidade após a faculdade. É uma experiência muito enriquecedora na questão de saber qual caminho a gente vai trilhar”, comentou Júlia, que pretende ser juíza federal ou advogada penal.

Leandro Cavalcante, aluno do quarto período, também vê o mutirão como oportunidade para decidir qual rumo tomar. “Já assisti audiências de Civil e Penal, e é muito bom ter esse mutirão aqui também. Por enquanto prefiro seguir no Direito Civil, de Família”, disse.

O juiz André Gêda agradeceu a colaboração de todas as instituições envolvidas. “Se não existisse essa parceria com o Ministério Público, a Defensoria, a Ordem dos Advogados, a colaboração dos servidores e dos colegas juízes, das faculdades que cedem seu espaço físico, não conseguiríamos fazer um evento como esse”.

Além dos júris nas faculdades, três processos foram pautados para o interior, nas comarcas de Palmeira dos Índios, Paripueira e São José da Tapera. A 9ª Vara Criminal também conduz um julgamento no Fórum da Capital. Confira a pauta dos júris nas faculdades e a pauta geral do Mês do Júri. Outra etapa com 15 júris nas faculdades será realizada na próxima segunda-feira (27).

Para conduzir os julgamentos desta terça nas faculdades, foram designados os magistrados André Gêda, Emanuela Bianca Porangaba, André Parízio, Leandro Folly, Bruno Acioli, Carlos Bruno de Oliveira, Carlos Aley, Sóstenes Andrade, Renata Malafaia, John Silas, Kleber Borba, Bruno Massoud, Nelson Martins, Lívia Maria Mattos e George Omena.

Ascom – 21/11/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo