Estudantes da rede pública estadual recebem atendimento odontológico

A Secretária de Estado da Saúde (Sesau) está promovendo ações de saúde bucal em cinco escolas estaduais do bairro Jacintinho, em Maceió. O projeto, que está beneficiando crianças e adolescentes, teve início nesta quinta-feira (20), nas Escolas Estaduais Professor Teonilo Gama, Noel Nutels e Jarsen Costa.

A iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com os estudantes do Curso de Odontologia da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT). O público-alvo são alunos da faixa etária entre 8 e 16 anos, idade de maior incidência de cáries dentarias e gengivite.

O projeto terá continuidade na próxima quinta-feira (27), nas Escolas Estaduais Professora Mirian Marroquim e Manoel Simplício, todas localizadas no bairro do Jacintinho. Segundo Maria de Lourdes Mota, assessora técnica de saúde bucal da Sesau, o projeto irá realizar 800 atendimentos.

“Os atendimentos contemplam desde exames de diagnóstico, até atividades de conscientização, onde os alunos aprendem a fazer uma boa higienização bucal. As crianças e adolescentes que forem detectadas com algum problema bucal serão encaminhadas para o Módulo Odontológico Raimundo Marinho. Na unidade, eles terão acesso ao tratamento adequado para cada caso encontrado nas escolas”, salientou Maria de Lourdes Mota.

Segundo Eraldo Andrade, odontólogo da Sesau e coordenador do Curso de Odontologia da FAT, além da avaliação e tratamento, os alunos são orientados para fazer algumas mudanças de hábitos. “Para o tratamento ter efetividade, as crianças precisam ser orientadas para realizar a escovação de maneira correta, com a utilização do fio dental”, destacou.

Beneficiado – O estudante da Escola Teonilo Gama, José Roberto da Silva, 16 anos, foi um dos beneficiados com a ação. Ele elogiou o projeto e disse que grande parte dos seus colegas não tem condição de ir ao dentista.

“Se não tivesse sido por essa ação, eu não iria saber que preciso extrair um dente que nasceu no local errado. Sinto dores e faço a minha higiene bucal diariamente. Mas, agora, irei corrigir esse problema para ficar com minha dentição saudável”, evidenciou.

Ascom – 20/07/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo