Estudantes da rede estadual vão representar Alagoas no Brasileiro Escolar de Vôlei


A Escola Estadual Julieta Ramos Pereira, localizada em Paripueira, alcançou mais uma conquista em sua vitoriosa trajetória esportiva: sua equipe de voleibol masculino vai representar Alagoas e a rede estadual de ensino no Campeonato Brasileiro Escolar de Vôlei, que acontece entre os dias 17 e 25 deste mês, em Goiânia.


O campeonato é uma seletiva para representar o Brasil no Mundial Escolar de Voleibol, que acontece já no próximo mês, na República Tcheca.

A equipe, categoria sub-18, tem intensificado os treinos com a proximidade das competições, três dias por semana antes da viagem, que ocorre na tarde desta quinta-feira (17). De acordo com o treinador, Jeovane Ferreira Costa, o foco é aprimorar a jogabilidade dos esportistas, pois segundo ele, a equipe tem a média de altura baixa.

Para o capitão Matheus Lima, a equipe paripueirense é forte. Ele ressalta que se tornou uma pessoa mais disciplinada por meio do esporte e que pretende cursar educação física. “Não é todo dia que temos uma oportunidade dessas e vamos lutar por um pódio”, promete Matheus,  aluno da 3ª série do ensino médio.

Maridalva Campos, superintendente de Rede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), frisa que participar de um campeonato nacional traz benefícios que ultrapassam os limites do esporte.  “O esporte traz ao aluno disciplina, concentração, foco nos estudos. E quando nossos estudantes têm a experiência de competir fora do estado, conhecem novas pessoas, fazem amizades e se inserem e em intercâmbio que será muito importante para o seu desenvolvimento”, pontua.

Histórico esportivo

A Escola Estadual Julieta Ramos carrega uma tradição no voleibol, tendo já participado oito vezes do Campeonato Brasileiro, com vôlei de praia e quadra, com equipes infantil e juvenil. A unidade foi tricampeã dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) e chegou a alcançar o 4° lugar nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), a etapa nacional da competição estudantil. Ano passado,  estudantes da instituição também representaram o estado no Brasileiro Sub-17 de Vôlei de Escolar, competindo com duas duplas na modalidade praia. Em março deste ano, também na modalidade praia, alunos da escola se fizeram presentes no Circuito Banco do Brasil Sub 19 de Vôlei de Praia.

“Creditamos essa conquista ao apoio que a escola sempre deu aos professores de educação física, principalmente ao professor Jeovane, que prepara os estudantes há dez anos. É preciso conciliar o apoio com cobrança na hora dos estudos”, disse o diretor-geral, Edvaldo Brandão, também professor de educação física e que será o auxiliar técnico da equipe durante o campeonato.

Ascom – 16/05/2018