Estudantes comemoram benfeitorias em escolas reformadas

As reformas inauguradas em outubro não só deixaram mais bonitas três das mais tradicionais escolas da rede estadual de Arapiraca: Lions Club, Adriano Jorge e Aurino Maciel. Elas atendem a demandas antigas e beneficiam mais de 2 mil estudantes, que agora contam com ambientes mais confortáveis e favoráveis à aprendizagem. As obras, entregues pelo governador Renan Filho e pelo vice-governador Luciano Barbosa, também foram prestigiadas pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Régis Cavalcanti.

Nos últimos dois anos, o Governo de Alagoas já reformou quase todas as escolas estaduais de Arapiraca. Dentre as unidades previamente recuperadas, estão as escolas Izaura Antônia de Lisboa, Senador Rui Palmeira (Premen), Quintella Cavalcanti, Manoel Lúcio, Pedro Reis, Moacir Teófilo. A Escola Estadual Manoel André também passa por reformas.

A cidade, que antes só tinha um espaço para a prática esportiva, ganhou seis novos ginásios (escolas Izaura Antônia de Lisboa, Senador Rui Palmeira, Padre Jeferson, Pedro Reis, Arthur Ramos, Colégio Militar) e teve um de seus mais tradicionais espaços para a prática esportiva, o ginásio da Escola Estadual Quintella Cavalcanti, ser totalmente revitalizado e modernizado. Com os dois ginásios em construção (Aurino Maciel e Lions) e outro que está para ser licitado (Escola Costa Rego), serão nove ginásios até 2018.

“Estamos trabalhando muito para melhorar a Educação. Em Arapiraca, vamos completar 11 ginásios. Fora o Quintela Cavalcanti, que estava abandonado, e nós recuperamos completamente, eu tive a oportunidade de construir todos os ginásios de esportes do município de Arapiraca, até o João Paulo II, que foi o primeiro ginásio municipal da cidade”, frisou o secretário Luciano Barbosa.

Barbosa também ressaltou os esforços coletivos em prol da melhoria dos índices educacionais do estado e destacou a importância da Prova Brasil, avaliação de rendimento escolar que será aplicada entre os dias 23 de outubro e 03 de novembro. “Foram muitas as nossas conquistas em 2 anos e 10 meses. E todas elas têm uma data marcada: 23 de outubro, na Prova Brasil. Eu confio muito nos professores, alunos, secretários municipais, no servidor da Educação. Nós já começamos a nossa mudança, e o estado de Alagoas vai mostrar que este caminho é o ideal para a transformação que nós queremos. Não existe outro caminho para vencer na vida senão a Educação”, concluiu.

Transformação – Faltam poucos meses para a estudante Paulina Farias concluir o ensino médio. Mas antes de buscar novos rumos na sua qualificação, a jovem viu um sonho ser realizado: a conclusão da reforma da Escola Estadual Lions Club, de Arapiraca.

“Antigamente, quando chovia, a escola ficava cheia de vazamentos. Os banheiros eram outro problema e também não tínhamos refeitório. Agora, a escola está muito melhor. Estou concluindo o ensino médio e sairei da escola, mas fico feliz que as próximas gerações possam usufruir de um espaço melhor”, comemora Paulina.

A recuperação física da unidade de ensino já impulsiona os alunos a desenvolverem novos projetos para a instituição, conforme explicam os gremistas Vitória Nogueira, Vitor Oliveira e Kilma Milena Almeida. “A escola teve uma mudança física e agora queremos trazer também impulsionar mudanças de atitude, trazendo palestras e discutindo temas importantes para toda a comunidade”, adianta Kilma, presidente do grêmio.

Pequena gigante – Quem também está “deixando a escola”, mas feliz com as mudanças empreendidas é a estudante Natane Lívia Lima, aluna do 9º ano da Escola Estadual Adriano Jorge.Estudando desde o 6º ano na instituição – que oferta ensino fundamental do 6º ao 9º ano no período diurno- Natane se diz encantada com o serviço de revitalização, o que inclui, dentre outras ações, pintura e uma ampla área verde.“Ela está maravilhosa, muito linda”, diz a garota.

Seus colegas Lucas Gabriel e Herick Gustavo de Holanda também comemoram as melhorias empreendidas na instituição. “Sempre achei a Adriano Jorge a melhor escola de Alagoas. Agora, temos um ambiente ainda mais harmônico”, afirma Lucas. “A Adriano Jorge é pequena no tamanho, mas gigante na qualidade de ensino. Essa reforma melhorou a parte visual da escola e agora temos um ambiente melhor para os estudos”, destaca o garoto.

Primeira escola estadual de Arapiraca e patrimônio tombado pelo município, a Adriano Jorge não passava por uma reforma há 20 anos. A instituição de ensino possui um dos melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre as unidades da rede estadual

Escola mais verde – Quem também passou por uma mudança radical em seu aspecto visual é a Escola Estadual Aurino Maciel, no bairro do Capiatã. A unidade de ensino ganhou, dentre outras benfeitorias, um amplo estacionamento, jardins e áreas de convivência para toda a comunidade escolar.

Aluna do 7º ano, Michelly Pereira aprovou as melhorias feitas na unidade de ensino. “Amo esta escola e os jardins a deixaram ainda mais bonita. Dá para fazer muitas coisas bacanas aqui”, observa garota. Já sua colega Jéssica Cristina da Conceição está ansiosa pela construção do ginásio poliesportivo, cujas obras se encontram em estágio avançado. “Gosto muito de esportes, principalmente handebol, e não vejo a hora de jogar em nossa quadra”, conta a adolescente.

Laise Mikelly , também estudante da escola, agradeceu ao Governo de Alagoas pela obra realizada na escola. “Agradeço ao governo e à Secretaria de Estado da Educação pela melhora que tivemos e que nos dá uma maior vontade de estudar e convidar novos alunos para fazer parte dessa família”, declara a garota.

Ascom – 22/10/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo