Estudante viaja 20 horas entre RO e SP para prestar 2ª fase da Fuvest

Jovem precisou dormir em aeroporto durante conexão que durou oito horas. Candidata sonha cursar ciência da computação na USP e relata ansiedade.

Após uma viagem que durou cerca de 20 horas, incluindo dormir em um aeroporto, a estudante Marília Correa da Silva Santos, de Ouro Preto do Oeste (RO), finalmente chegou a Ribeirão Preto (SP) para prestar a segunda fase da Fuvest, neste domingo (8).

A jovem de 17 anos diz que sonha em cursar ciência da computação na USP e, para participar da maratona de provas que se estende até terça-feira (10), precisou enfrentar muitas horas em rodoviárias, ônibus, aeroporto e aviões.

“A viagem é bem longa. Principalmente porque a gente tentou uma passagem mais barata e tivemos que dormir no aeroporto. A ansiedade para a prova é muito grande. Então, soma a ansiedade, com a viagem cansativa, é bem difícil”, afirma.

Marília conta que, da cidade natal até Porto Velho (RO), enfrentou sete horas dentro de um ônibus. Em seguida, ela e a mãe embarcaram em um avião até Brasília (DF) – mais três horas de viagem. O voo da capital brasileira até São Paulo (SP) durou cerca de uma hora.

A estudante e a mãe dela dormiram no aeroporto de Congonhas, porque já estava prevista uma conexão com intervalo de oito horas. As duas conseguiram chegar a Ribeirão Preto na manhã de sábado (7), um dia antes da prova.

“O meu curso não é tão concorrido, mas como é USP, a gente sempre espera uma prova mais difícil. Estou muito ansiosa para saber qual será o tema da redação, mas, tento me controlar para não pensar nessas coisas e só esperar a hora para fazer”, diz.

Apesar do nervosismo, a jovem afirma que se esforçou para revisar todo o material possível, até se sentir preparada para a segunda fase da Fuvest. Para Marília, a prova mais difícil será na terça-feira (10), quando responderá a questões de matemática e física.

“Eu achei que não fosse conseguir passar para a segunda fase. Fiquei revisando todo o material, mas nunca é possível revisar tudo o que estudamos. Estou preocupada com o terceiro dia, quando serão as disciplinas específicas”, explica.

Ao todo, 22,8 mil candidatos participam da segunda fase da Fuvest em todo país, entre este domingo e terça-feira . Na segunda-feira (9), os candidatos respondem a 16 questões de história, geografia, química, matemática, física, biologia e inglês.

Na terça, o exame é composto por 12 questões de duas ou três disciplinas, dependendo da carreira escolhida. As provas de habilidades específicas serão realizadas a partir da próxima sexta-feira (13).

g1

08/01/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo