ESPORTE – Lima é escolhida como sede dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2027 em disputa contra Assunção.

A cidade de Lima, no Peru, foi escolhida como a sede dos próximos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos, conforme decisão tomada durante uma Assembleia Geral Extraordinária realizada em Miami, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (12). A competição contou com a presença da Panam Sports, responsável pela organização do evento, e do Comitê Paralímpico das Américas (APC), que preferiram a candidatura de Lima em relação à de Assunção, no Paraguai.

Essa será a segunda vez na história que a capital peruana sediará os Jogos, após ter realizado o evento em 2019. O presidente da Panam Sports, Neven Ilic, elogiou a transparência do processo de seleção e a competição saudável entre as nações concorrentes. Ele parabenizou Lima e todo o Peru pela conquista, destacando a infraestrutura espetacular e a experiência adquirida desde os Jogos anteriores.

Os Jogos de Lima em 2019 ficaram marcados por grandes feitos para o esporte brasileiro, já que foi a primeira vez desde 1963, em São Paulo, que o Brasil terminou em segundo lugar no quadro geral de medalhas, com 169 conquistas (54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes), atrás apenas dos Estados Unidos.

Além disso, a edição dos Jogos Parapan-Americanos em Lima registrou a segunda melhor campanha do Brasil, com um total de 308 medalhas (124 ouros, 99 pratas e 85 bronzes). A melhor performance da história da competição foi alcançada em 2023, em Santiago, no Chile, quando o Brasil conquistou 343 medalhas (156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes).

Com a confirmação de Lima como sede dos Jogos de 2027, a expectativa e a animação já tomam conta dos atletas brasileiros do Time Brasil, que já estão ansiosos para representar o país e buscar novas conquistas em solo peruano.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo