ESPORTE – Fortaleza perde nos pênaltis e adia sonho do título da Copa Sul-Americana para a LDU, do Equador.

Neste sábado (28), o torcedor do Fortaleza teve adiado o sonho de comemorar um inédito título continental. O Leão do Pici foi derrotado nos pênaltis pela LDU, do Equador, por 4 a 3, após empate por 1 a 1 no tempo normal, na final da Copa Sul-Americana, disputada no Estádio Domingo Burgueño Miguel, em Maldonado, no Uruguai. O jogo foi transmitido ao vivo pela Rádio Nacional.

O Fortaleza tinha a chance de se tornar a quinta equipe brasileira a vencer a Sul-Americana, juntando-se a Athletico-PR, São Paulo, Internacional e Chapecoense. Além disso, o clube do Ceará igualou a melhor campanha nordestina em um torneio continental, alcançada pelo CSA em 1999 na extinta Copa Conmebol.

Apesar da derrota, a campanha do Fortaleza é mais uma marca da recente volta por cima do clube. Em 2017, o Leão do Pici conquistou o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro, após oito temporadas na Série C. No ano seguinte, veio o título da segunda divisão. Além disso, o time tem se destacado no Brasileirão, conquistando o quarto lugar em 2021 e garantindo a classificação para a Libertadores pela primeira vez.

A campanha na Sul-Americana de 2023 iniciou com a eliminação na fase preliminar da Libertadores para o Cerro Porteño, do Paraguai. Com isso, focou toda a sua energia na Sul-Americana, avançando em primeiro lugar no Grupo H e superando adversários como Libertad, América-MG e Corinthians, até chegar à final contra a LDU. No entanto, os equatorianos mais uma vez frustraram as esperanças de um time brasileiro ao conquistarem o título.

Agora, o Fortaleza volta suas atenções para o Brasileirão, onde ocupa a nona posição com 42 pontos. Com um jogo a menos, a equipe cearense está a cinco pontos do sexto colocado, o Grêmio, que fecha a zona de classificação para a Libertadores. Caso não consiga uma vaga na competição continental pelo Brasileirão, o Tricolor estaria garantido na Sul-Americana de 2024.

Sobre a final da Sul-Americana, o primeiro tempo foi bastante fraco, sem muitas emoções e finalizações em direção ao gol. Na etapa final, o Fortaleza abriu o placar com Juan Martín Lucero, mas a LDU logo empatou com Lisandro Alzugaray. O jogo foi nervoso, com o Fortaleza mais presente no ataque, porém sem conseguir marcar o segundo gol. Na prorrogação, as equipes não criaram lances perigosos e a decisão foi para os pênaltis.

João Ricardo foi o destaque ao defender o chute de Paolo Guerrero, porém o goleiro Alexander Dominguez também fez boas defesas e garantiu o título para a LDU ao defender a cobrança de Emanuel Brítez, do Fortaleza.

Apesar da derrota na final, o Fortaleza pode se orgulhar de sua campanha na Sul-Americana e agora buscará se recuperar no Brasileirão para garantir a vaga em competições internacionais na próxima temporada.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo