Escritora de ficção científica assume criação de perfis falsos para atacar colegas no Goodreads e tem livro cancelado.

A autora de ficção científica Cait Corrain revelou, em uma carta divulgada nas redes sociais, que criou perfis falsos para atacar colegas no Goodreads, um famoso site de avaliação de livros. Cait confessou ter usado seis perfis, dois deles criados durante uma crise em 2022, para promover seu próprio livro, diminuir a avaliação de outros autores e deixar comentários maldosos e abusivos. Ela afirmou que enfrentava episódios de depressão, alcoolismo e abuso de substâncias desde junho de 2022, e que um colapso psicológico no último dia 2 a levou a cometer tais atos.

A escritora, conhecida por seu livro Crown of Starlight, teve o lançamento de sua obra cancelado pela editora Del Rey Books, e a agente Rebecca Podos anunciou o fim de sua parceria com Cait. A editora afirmou que não irá publicar nenhuma das outras obras do contrato com a autora, e Cait admitiu que os ataques foram direcionados até mesmo a colegas que possuem livros publicados pela Del Rey. Ela reconheceu que traíu a confiança de sua equipe, de seus leitores e de seus amigos, e assumiu a responsabilidade pela dor e sofrimento que causou.

Cait revelou que tentou encobrir o caso por pânico de que seu segredo fosse descoberto, e admitiu que não estava sóbria no momento dos ataques. Ela anunciou que passará por um tratamento psiquiátrico intensivo e reabilitação, e que irá se afastar novamente das redes sociais. A autora disse que vai tentar viver a sua vida de uma maneira que mostre que suas palavras não são vazias.

Segundo Cait, o episódio de criação dos perfis falsos foi motivado pelo medo fora de controle sobre como seu livro seria recebido. Ela admitiu o uso de álcool e substâncias e anunciou que passará por reabilitação, declarando que precisa ser completamente honesta consigo mesma e com seus leitores. Cait ainda ressaltou que sua atitude não foi intencionalmente má, e atribuiu seus atos ao seu medo em relação à recepção de sua obra.

Apesar do cancelamento de seu livro e do rompimento com a agente, Cait ainda expressou sua gratidão pela paciência daqueles que foram impactados pelos acontecimentos. Ela se comprometeu a buscar viver de forma honesta e a tomar medidas para superar a crise pela qual está passando. A autora encerrou a carta afirmando que irá se afastar das redes sociais para se dedicar ao tratamento e à sua recuperação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo