EDUCAÇÃO – Termina a aplicação dos testes do Saeb 2023, que alcançou mais de 8 milhões de alunos em escolas públicas e privadas.

A aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para o ano de 2023 está chegando ao fim. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estima que mais de 8,4 milhões de alunos, de 384.337 turmas e 190.160 escolas públicas e privadas, tanto em áreas urbanas quanto rurais, participarão da avaliação.

Além das provas impressas, o Saeb também utiliza questionários eletrônicos para coletar informações relacionadas à qualidade do ensino básico. Secretários municipais de Educação, diretores de creches e escolas de ensino fundamental e médio, bem como os professores, devem responder a estes questionários.

Em setembro, o Inep enviou os links para acesso aos questionários eletrônicos, e o prazo para resposta também se encerra nesta sexta-feira (17).

Os questionários abordam uma variedade de temas e são direcionados a diferentes públicos: alunos, secretários municipais, diretores de escolas e professores. Entre as questões abordadas, estão atividades pedagógicas, condição socioeconômica, interação com professores e colegas, funcionamento das redes de ensino, perfil e experiência dos diretores, formação acadêmica e práticas pedagógicas dos professores.

O Saeb é aplicado desde 1990 e busca avaliar a qualidade da educação básica no Brasil, abrangendo os ensinos infantil, fundamental e médio. A partir dos resultados obtidos, as redes municipais e estaduais de ensino podem avaliar a qualidade da educação e elaborar políticas educacionais mais eficazes.

Os resultados do Saeb são importantes para a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A divulgação dos resultados finais para as escolas participantes do Saeb 2023 está prevista para 28 de junho de 2024. Os diretores escolares terão a possibilidade de interpor recursos aos resultados preliminares, no período de 16 a 26 de abril de 2024. As informações estão disponíveis no portal do Inep, por meio do Sistema Saeb.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo