EDUCAÇÃO – “Exposição no Museu de Zoologia da UFRRJ fica aberta ao público até dezembro e reabre em 2024”

O Museu de Zoologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está com as portas abertas para receber o público até o dia 23 de dezembro, quando encerra o atual período letivo. Após esse período, o museu ficará fechado e só reabrirá em 2024. O local está situado no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), no campus Seropédica.

A exposição intitulada “Uma ponte animal entre a ciência e a sociedade” é fruto da coordenação dos professores do Departamento de Biologia Animal da UFRRJ, André Queiroz de Pádua e Ana Claudia dos Santos Brasil, juntamente com o Conselho Administrativo do museu, formado por docentes de Zoologia que auxiliam os coordenadores.

O acervo do museu é composto por uma variedade de animais vertebrados e invertebrados taxidermizados, provenientes de diferentes áreas do Brasil e do mundo, além de esqueletos montados e ovos de aves. Segundo André, “Dentre os animais expostos, há mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios, além de diversas espécies de invertebrados marinhos e terrestres conhecidos pela população”.

Além disso, o museu dispõe de uma equipe de monitores capacitada para orientar e tirar dúvidas dos visitantes. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos. Também é possível agendar visitas para grupos, dentro ou fora dos horários estabelecidos, bastando enviar um e-mail com as informações necessárias.

Uma ex-aluna de Biologia da UFRRJ, Daniela Parada, ressaltou as mudanças ocorridas no museu desde sua formação em 1990. Ela observou que houve uma reorganização das estantes para melhorar a acessibilidade de cadeirantes e expansão do acervo para além das quatro paredes. Daniela também compartilhou sua experiência ao empalhar um morcego durante uma aula, destacando a emoção dessa atividade.

O Museu de Zoologia conta com uma equipe de 15 alunos do curso de graduação em ciências biológicas, sendo três bolsistas e 12 voluntários. As bolsas são provenientes da Pró-Reitoria de Extensão (Proext/UFRRJ), ligadas ao Núcleo de Articulação de Acervos e Coleções (NAAC) e ao Programa de Bolsas Institucionais de Extensão (BIEXT).

Portanto, o Museu de Zoologia da UFRRJ oferece uma oportunidade única para os interessados em conhecer e compreender a diversidade animal de forma próxima e interativa.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo