ECONOMIA – Produção de petróleo e gás natural no Brasil atinge recorde de 4,344 milhões de barris/dia em 2023

A produção de petróleo e gás natural no Brasil alcançou números recordes em 2023, de acordo com o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A produção média anual atingiu 4,344 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), representando um aumento de 11,69% em relação ao recorde anterior estabelecido em 2022.

A produção média anual nacional ultrapassou os 4 milhões de boe/d pela primeira vez, refletindo um crescimento significativo na produção de petróleo e gás natural. Em termos separados, a produção de petróleo atingiu 3,402 milhões de barris por dia (bbl/d), representando um aumento de 12,57% em relação a 2022, enquanto a produção de gás natural alcançou 150 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), que é cerca de 8,7% maior que no ano anterior.

A região do pré-sal também registrou números recordes, com uma produção média de 3,304 milhões de boe/d em 2023, representando 75,18% da produção nacional total.

Em dezembro de 2023, a produção atingiu um pico de 4,570 milhões de boe/d, com a produção isolada de petróleo totalizando 3,585 milhões de bbl/d e a produção de gás natural atingindo 156,618 milhões de m³/d. O pré-sal contribuiu significativamente para essa produção, respondendo por 76,3% do total produzido no Brasil.

Os campos marítimos foram responsáveis por 97,7% da produção de petróleo e gás natural do país, com destaque para o campo Tupi na Bacia de Santos, que se destacou como o maior produtor de petróleo e gás natural em dezembro de 2023. A instalação com maior produção nesse período foi o FPSO Guanabara, que operou no Campo de Mero.

No entanto, o relatório também apontou desafios, com a queima de gás natural caindo em relação aos meses anteriores. A importância de investir em tecnologias para aproveitar o gás natural de forma mais eficiente é ressaltada, visando reduzir o impacto ambiental e maximizar os recursos disponíveis.

Esta alta na produção de petróleo e gás natural representa um marco significativo para o setor energético brasileiro e destaca a importância contínua do país como um dos principais produtores mundiais de recursos energéticos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo