ECONOMIA – Presidente Lula prevê sociedade mais igualitária e classe média predominante com estímulos do governo para exportação e produção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os estímulos econômicos promovidos pelo governo federal visam a criação de uma sociedade mais igualitária, composta principalmente por pessoas de classe média, em contraste com a divisão entre ricos e pobres. Em um evento realizado em Campo Grande (MS) nesta sexta-feira (12), Lula destacou a importância do embarque do primeiro lote de proteína animal para a China, proveniente da fábrica JBS.

A declaração veio em meio à habilitação de 38 novas plantas brasileiras para exportar carne para a China, aumentando o total de 107 para 145 plantas aptas para operar no país asiático. Esse crescimento representa um incremento significativo de R$ 10 bilhões nas exportações brasileiras nos próximos 12 meses, de acordo com informações do Planalto.

Durante o discurso, o presidente ressaltou o avanço na economia do país, destacando a redução da inflação, o crescimento da massa salarial e o aumento do salário mínimo. Ele enfatizou que o crescimento de 11.7% na renda familiar é o maior em 28 anos e promoveu a ideia de um círculo virtuoso de geração de oportunidades a partir do aumento do poder de compra dos trabalhadores.

Lula enfatizou a importância dos investimentos na infraestrutura nacional para consolidar esse cenário de desenvolvimento associado à justiça social. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, destacou que os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da ordem de R$ 70 bilhões em infraestrutura, contribuem para a expansão econômica e a geração de empregos.

Além disso, a ministra mencionou a importância da rota de integração através do Oceano Pacífico para impulsionar as exportações para a China, reduzindo custos e prazos de entrega. Com a conclusão de obras como a ponte em Porto Murtinho, prevista para o próximo ano, e a interligação da BR 419, prevista para 2025, o Brasil poderá otimizar suas exportações para o mercado chinês, garantindo maior competitividade e eficiência nos negócios.

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