ECONOMIA – Pesquisa do Sebrae aponta que micro e pequenas empresas geraram 80% dos novos empregos em 2023, com destaque para o setor de serviços.

Um estudo conduzido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelou que as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela criação de oito em cada dez empregos na economia brasileira em 2023.

De acordo com a pesquisa, das 1,48 milhão de novas vagas de emprego geradas no ano passado, as pequenas empresas foram responsáveis por 1,18 milhão, o equivalente a 80,1% do total. Enquanto isso, as médias e grandes empresas contribuíram com 209,99 mil vagas, representando 14,2% do saldo geral.

Esse é o terceiro ano consecutivo em que as micro e pequenas empresas lideram a geração de empregos no país. Em 2023, o setor de serviços se destacou ao liderar a criação de empregos, gerando um total de 631 mil novas vagas, enquanto as médias e grandes empresas contribuíram com 181,87 mil empregos durante o mesmo período.

Os setores de comércio e construção também se destacaram entre as micro e pequenas empresas, não registrando saldo negativo de empregos ao longo do ano. Já entre as médias e grandes empresas, a indústria da transformação e o comércio foram os setores que mais se destacaram.

Em relação às atividades econômicas específicas, os destaques ficaram para os segmentos de restaurantes e estabelecimentos de serviços de alimentação, construção de edifícios e comércio varejista de mercadorias em geral.

No entanto, o mês de dezembro de 2023 apresentou um saldo negativo de 430 mil vagas, com as micro e pequenas empresas contribuindo com o fechamento de 178 mil postos de trabalho, enquanto as médias e grandes empresas foram responsáveis pelo encerramento de 195 mil empregos.

Apesar disso, o Sebrae apontou uma redução no número de empregos encerrados em comparação com o ano anterior. As atividades que mais contribuíram para a criação de empregos em dezembro de 2023 incluíram o comércio varejista de mercadorias em geral, comércio varejista de artigos do vestuário e hotéis e estabelecimentos similares.

Os dados da pesquisa do Sebrae destacam a importância das micro e pequenas empresas na geração de empregos no Brasil e evidenciam o impacto positivo desse setor na economia do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo