ECONOMIA – “Empregos em alta e consumo em crescimento: Brasil registra abertura de 180 mil novos postos de trabalho em janeiro”

A economia brasileira vem apresentando sinais positivos nos últimos dias, com destaque para o mercado de trabalho, que registrou um saldo positivo de 180.395 empregos com carteira assinada somente no mês de janeiro. Esse número representa um crescimento de 0,39% em relação ao mês anterior, um indicativo de que a economia está se recuperando.

No estado de São Paulo, o setor de serviços gerou 230% mais vagas de emprego em janeiro deste ano do que no mesmo período do ano anterior, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Além disso, o comércio paulista apresentou um aumento de mais de 10% nas vendas em relação a 2023, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.

Os serviços também tiveram um desempenho positivo, com um crescimento de 3,3% no faturamento em relação ao ano anterior, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Segmentos como educação, atividades técnicas e científicas, e saúde e serviços sociais foram os principais responsáveis por impulsionar o crescimento dos serviços.

Segundo Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, o emprego é a principal engrenagem da economia, pois ele impulsiona o consumo e, consequentemente, o crescimento de diversos setores. Esse cenário de aquecimento da economia é refletido no aumento do consumo nos lares brasileiros, que subiu 1,2% em janeiro em comparação com o ano anterior.

A redução da taxa de juros também tem impulsionado o desenvolvimento econômico, conforme apontado pelo economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala. Com juros mais baixos, a população consegue consumir mais e realizar financiamentos para adquirir bens como imóveis e veículos.

Portanto, o cenário econômico atual do Brasil aponta para um crescimento sustentável, impulsionado pelo aumento do emprego, do consumo e pela redução da taxa de juros. As projeções positivas indicam que a economia brasileira pode continuar a se fortalecer ao longo do ano de 2024, trazendo benefícios para diversos setores e impulsionando o desenvolvimento do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo