Desaprovação do Supremo Tribunal Federal aumenta para 38% e aprovação cai para 27%, aponta pesquisa Datafolha.

O Supremo Tribunal Federal (STF) vem enfrentando um aumento significativo na desaprovação por parte da população brasileira nos últimos tempos, de acordo com os dados revelados por uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado. Segundo a pesquisa, a desaprovação do trabalho dos ministros do STF subiu de 31% para 38% desde dezembro de 2022, enquanto a aprovação caiu de 31% para 27% no mesmo período.

Os números também revelam que outros 31% dos entrevistados consideram o desempenho do tribunal como regular, uma queda em relação aos 34% registrados anteriormente. A pesquisa, que ouviu 2.004 eleitores em 135 cidades na última terça-feira, tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os índices atuais de desaprovação se assemelham aos registrados em dezembro de 2019, quando o Datafolha começou a medir a opinião dos brasileiros em relação ao STF, mas naquela época a aprovação era ainda mais baixa, com apenas 19% de aprovação. Desde então, houve apenas um momento em que o saldo foi positivo para os ministros: em maio de 2020, no início da pandemia de coronavírus, quando 30% aprovavam seu trabalho, enquanto 26% reprovavam.

É notório o crescente envolvimento do STF na política nacional ao longo das últimas décadas, especialmente durante o governo de Jair Bolsonaro, o que tem contribuído para a intensificação da disputa ideológica. Os ministros têm sido alvos de ataques durante manifestações de apoiadores do presidente e até mesmo ameaças, como no caso do ex-deputado federal Daniel Silveira.

Diante desse cenário, a imagem do Supremo Tribunal Federal vem sendo impactada de forma negativa perante a opinião pública, o que evidencia a necessidade de uma reflexão a respeito do papel da instituição no contexto político e social do país. A pesquisa do Datafolha reforça a importância de analisar os motivos por trás desse aumento na desaprovação do trabalho dos ministros e buscar soluções que possam contribuir para a restauração da confiança da população no Supremo Tribunal Federal.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo