Deputados discutem proposta de anistia para envolvidos em atos antidemocráticos: crítica à ideia gera debate acalorado no Congresso.






Deputados debatem proposta de anistia para envolvidos em atos antidemocráticos

Os deputados Ronaldo Medeiros (PT) e Cabo Bebeto (PL) protagonizaram um debate intenso ao final da sessão ordinária desta quarta-feira, 28, sobre a sugestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de anistiar os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro do ano passado.

Medeiros, crítico à proposta de anistia, classificou os invasores das sedes dos Poderes em Brasília como “criminosos”. Para o petista, a ideia de perdão para aqueles que realizaram a invasão do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal é “indecente e indecorosa”. Ele ainda fez um alerta sobre a possibilidade de algo semelhante acontecer em Alagoas, com invasões nos três Poderes locais.

Por outro lado, Cabo Bebeto destacou que muitos dos envolvidos nos atos antidemocráticos já foram julgados e condenados de forma desproporcional. O deputado do PL questionou a validade de penas elevadas para pessoas que causaram danos materiais, comparando suas punições com crimes mais graves que resultam em penas menores.

A discussão entre os parlamentares evidencia a polarização existente em relação à proposta de anistia e levanta questões sobre a justiça e equidade na aplicação das leis, especialmente em casos envolvendo atos contra a democracia.


Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo