Delegado instaura inquérito para investigar denúncia de maus-tratos em abrigo com mais de 250 animais no bairro Santa Amélia.

O delegado Robervaldo Davino, titular da Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal, abriu um inquérito nesta quinta-feira (28) para investigar denúncias de maus-tratos contra animais em um suposto abrigo no bairro Santa Amélia, conhecido como “Santuário Belinha”. O local abriga mais de 250 animais.

A investigação foi iniciada após o delegado receber várias denúncias de irregularidades no abrigo, incluindo uma denúncia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL). Para averiguar a situação, o delegado esteve no local em companhia de representantes de diversos órgãos estaduais e municipais, como o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Vigilância Sanitária, a Vigilância e Controle de Zoonoses, o Conselho de Veterinária e o Batalhão de Policiamento Ambiental.

Segundo o delegado, a operação envolveu uma grande equipe de fiscalização e todos os órgãos participantes foram unânimes em constatar diversas irregularidades no abrigo e uma situação crítica para os animais. Fotos divulgadas mostram cães em más condições de saúde e higiene.

No momento, os cães estão sendo testados para a leishmaniose pela Zoonoses, além de receberem cuidados veterinários, vacinação, alimentação e vermifugação. O delegado informou que as investigações continuarão para esclarecer todos os detalhes do caso.

Maus-tratos a animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) e pode resultar em pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Casos como esse reforçam a importância da conscientização e do cumprimento das leis de proteção aos animais.

É fundamental que a população denuncie casos de maus-tratos para que as autoridades possam agir e proteger os animais. Existem diversos canais para realizar denúncias, como as delegacias especializadas em crimes ambientais, o Ministério Público e os órgãos de proteção animal.

A sociedade como um todo deve se unir no combate aos maus-tratos contra animais, seja denunciando, apoiando organizações de proteção animal ou adotando ações responsáveis em relação aos animais de estimação. A vida dos animais é tão valiosa quanto a nossa e cabe a todos nós garantir seu bem-estar e respeito.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo