Convênio entre Emater e Banco do Brasil permite acesso a crédito

Parceria vai facilitar o acesso à crédito por parte dos agricultores familiares; técnicos da Emater prestarão assistência para desenvolvimento de projetos

Acesso a crédito fica facilitado com convênio firmado.Fotos: Thiago Sampaio e Vinicius Rocha
Acesso a crédito fica facilitado com convênio firmado.Fotos: Thiago Sampaio e Vinicius Rocha

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) fechou parceria com o Banco do Brasil, nesta sexta-feira, 19, para atuar como correspondente da instituição financeira em Alagoas, junto aos agricultores do Estado. A iniciativa vai facilitar o acesso a crédito destinado a pequenos agricultores.

O diretor-presidente da Emater-AL, Carlos Dias, reforçou que a parceria vai fortalecer principalmente a agricultura familiar, através de um melhor acesso às linhas de crédito do Banco do Brasil, facilitando o envio de projetos de forma assistida e, consequentemente, aumentando o volume de crédito dentro do Estado.

“A reunião aprofundou o desenho de atuação da Emater como correspondente bancário. Nós colocamos o número de técnicos extensionistas, os locais de atuação e quais as cadeias produtivas trabalhadas, passando para o banco a necessidade do processo de crédito a partir de um grupo já previamente identificado, que são os agricultores inseridos nessas cadeias”, explicou Dias.

Emater_BB_int

O diretor-presidente da Emater completou confirmando que o acordo pode ajudar as duas instituições no sentido de conseguir aumentar o volume de crédito no Estado e consequentemente fortalecer a agricultura familiar com a prestação de assistência técnica.

O assessor da superintendência de agronegócio do Banco do Brasil, que trabalha diretamente com a agricultura familiar, Denival Ferreira, se mostrou otimista com a parceria.

“É um projeto fantástico. Saio da reunião muito animado porque dentro das diretrizes do banco e da Emater, acredito que possamos atender os produtores da melhor forma possível de forma organizada. Em nome do Banco do Brasil saio daqui muito otimista por firmarmos uma grande parceria”, argumentou Ferreira.

Ainda segundo ele, o Banco do Brasil vai firmar convênio com a Emater-AL para atuar com o portal de crédito agronegócio, onde o produtor será o maior beneficiado pela agilidade na liberação dos recursos financeiros e também pelo estreitamento das relações entre a instituição financeira e o governo do Estado através da Emater-AL.

Os técnicos da Emater participarão de capacitação, ainda sem data definida, de nivelamento quanto às linhas de crédito disponibilizadas pelo banco.

 Vinícius Rocha – Agência Alagoas

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo