Conselho Municipal discute medidas para o desenvolvimento de Maceió

Figuras da iniciativa privada, pública e Prefeitura de Maceió se reuniram em busca de ações estratégicas

Os representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Comdem) estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (21), na sede da Prefeitura de Maceió, para discutir diretrizes de atuação. O Conselho tem por finalidade receber, analisar e deliberar sobre medidas que possam contribuir para tornar a cidade mais atrativa a investimentos, gerando um ambiente viável a novos negócios, além de preservar atividades comerciais já existentes, através de estudos de viabilidade econômica de algumas regiões e modernização da legislação municipal vigente.

“Com o Conselho unimos iniciativa privada, pública e Prefeitura de Maceió para, em parceria, buscar ações estratégicas que permitam a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento da cidade. Somente integrando os diferentes atores da sociedade e da economia é que conseguiremos pensar e agir de forma eficaz na construção de uma cidade mais inteligente, inovadora, sustentável, atrativa, e dinâmica, valorizando os diferentes potenciais e focando na qualidade de vida, geração de trabalho, emprego e renda, e otimização de recursos”, destacou o presidente do Comdem Fellipe Mamede, secretário municipal de Economia.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico da Cidade de Maceió é composto por representantes da Secretaria Municipal de Economia, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Associação Comercial de Maceió, Sebrae em Alagoas, Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio), Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Secretaria Municipal do Gabinete de Governança e Câmara Municipal de Maceió.

Na oportunidade, foram discutidos assuntos como aprovação de regimento interno do Comdem, plano estratégico para o Conselho, calendário de reuniões e a realização do II Seminário Municipal de Desenvolvimento Econômico, além de parcerias com instituições de ensino superior para investimentos em pesquisa e capacitação com foco no fortalecimento das cadeias produtivas locais e no potencial empreendedor de Maceió.

“Este Conselho é uma iniciativa positiva do prefeito e do secretário Mamede porque permite que os representantes da sociedade civil organizada possam dar sugestões e participar do processo de melhoria da cidade. Hoje, tocamos em diversos assuntos como turismo, construção civil, comércio, indústria e vamos conseguir ajudar a desenvolver Maceió”, disse Alfredo Brêda, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Alagoas (Sinduscon) e representante da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) no Comdem.

Seminário

Durante o encontro, Valdo França, secretário-adjunto de Administração Tributária da Semec e suplente no Comdem, destacou a importância do I Seminário Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizado em novembro do ano passado. “O evento representou um marco e permitiu a interação de Maceió com outras cidades do país que já são exemplos em gestão. Por meio dele, a rede de parceiros começa a se fortalecer e pensar novas propostas e projetos para  a capital alagoana, visando aumentar ainda mais as chances de desenvolver a cidade de forma sustentável, justa e participativa”, frisou.

O seminário reuniu cerca de 200 pessoas na Associação Comercial e colocou em pauta assuntos como cidades inteligentes, ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento, empreendedorismo e novos modelos de negócios, turismo e desenvolvimento local, e indicação geográfica como forma de vencer barreiras. Palestrantes de Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Recife e Alagoas apresentaram experiências que deram ou que podem dar certo em Maceió.

Durante a discussão após o evento foram citadas ações como a realização de cursos de extensão rural para fortalecer potenciais como a própolis vermelha e o sururu, por exemplo, aproximando a Academia do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, elaboração de um diagnóstico para reconhecer as potencialidades locais e de planos planos de ação para seu fomento, além da discussão  sobre o II Seminário de Desenvolvimento Econômico da Cidade.

Com assessoria

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo