Como elaborar um cardápio saudável e equilibrado?

A notícia continua após a publicidade! 

Para o planejamento de uma alimentação equilibrada é importante e necessário acrescentar no cardápio diário todos os nutrientes que o organismo necessita. Lembrando que tanto o excesso, quanto a falta de algum nutriente pode ocasionar diversos problemas de saúde.

Ao preparar a refeição é fundamental utilizar a criatividade, evitando a monotonia e garantindo mais satisfação na hora do consumo, uma vez que alimentação é fonte de prazer, e torna-se agradável a apresentação dos alimentos, a textura, o sabor e o aroma. Para tanto é imprescindível utilizar tudo que faz parte do alimento, ou seja, aproveitar cascas, talos e folhas, inovando em preparações diferentes e ricas em nutrientes, assim devendo sempre incluir proteínas, carboidratos, vitaminas, mineiras e água.

A notícia continua após a publicidade! 

Além disso, na hora das compras faça sempre a escolha por frutas, verduras e legumes da safra atual, desta maneira irá garantir a qualidade dos alimentos e provavelmente estarão no preço mais acessível. Alimentação balanceada deve fornecer os componentes nutritivos e essenciais para à saúde.


COMPARTILHAR
Larissa Pessoa
Nutricionista graduada pelo Centro Universitário CESMAC, Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas/UFAL, Especialista em Nutrição Clínica pelo Instituto de Pós-Graduação e Extensão/IBPEX, Nutricionista nas Clínica Clinfis (Harmony Medical Center) e Derme Estética Integrada (Galeria Se7e). E-mail: [email protected], telefone (WhatsApp): 82-99662-2402