Comitiva do Rio Grande do Norte visita Alagoas em busca de práticas exitosas na área da saúde.

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) receberam uma comitiva do Rio Grande do Norte para conhecer as práticas exitosas relacionadas à saúde alagoana. O intercâmbio, que teve início nesta quinta-feira (14) e segue até sábado (16), tem como objetivo visitar unidades de saúde estaduais e conhecer programas que são referências no estado e nacionalmente.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou a importância da troca de experiências para o avanço de outros estados. Ele destacou que a comitiva de Alagoas esteve no Rio Grande do Norte no mês passado para conhecer as tecnologias disponíveis na região, visando aplicá-las no estado. Agora, é a vez dos representantes potiguares observarem as práticas, unidades e programas alagoanos, para também replicar as experiências exitosas em seu estado.

A agenda da comitiva iniciou-se na sede da Sesau e seguiu com a inauguração da Central de Urgência Integrada entre o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em seguida, o grupo visitou o hangar e as bases descentralizadas do órgão.

A coordenadora geral de Regulação em Saúde do Rio Grande do Norte, Samara Dantas, ressaltou a importância da visita para replicar os bons resultados da saúde alagoana em outros locais. Ela destacou que a integração entre Samu e Corpo de Bombeiros é um dos pontos que o RN está trabalhando, e acompanhar o processo em Alagoas é fundamental para trocar experiências e levar essas práticas para seu estado.

As visitas continuam nesta sexta-feira (15) e sábado (16), com os representantes do RN conhecendo os hospitais Metropolitano de Alagoas, do Coração Alagoano Professor Adib Jatene e o da Criança (HCA), além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Jaraguá e Jacintinho. A troca de experiências e conhecimentos durante esse intercâmbio certamente contribuirá para o fortalecimento do sistema de saúde em ambos os estados.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo