Comércio e serviços lideram geração de empregos com carteira assinada em Alagoas, aponta Caged e Sebrae

O comércio e serviços assumem protagonismo na geração de empregos em Alagoas

O setor de comércio e serviços tem se destacado na geração de empregos formais em Alagoas, sendo responsável por 74% do total de vagas com carteira assinada criadas no estado este ano. De acordo com os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dos 19.622 postos de trabalho gerados no estado de janeiro a outubro, 14.520 foram gerados pelos setores de comércio e serviços.

O setor de serviços destacou-se individualmente, criando 12.099 vagas com carteira assinada, enquanto o comércio abriu 2.421 postos de trabalho. Juntos, os dois setores acumulam um estoque de 291.823 mil empregos com carteira assinada, o que corresponde a 70,7% do total de empregos formais no estado, que é de 412.247 vagas.

Somente no mês de outubro, das 4.163 vagas com carteira assinada criadas no estado, 1.709 foram geradas pelo comércio e serviços, o que corresponde a 41% do total. Em seguida, a indústria também teve um desempenho significativo, com a abertura de 1.427 postos formais de trabalho.

No que diz respeito às micro e pequenas empresas dos setores de comércio e serviços, os números também são expressivos, totalizando 12.622 vagas com carteira assinada geradas de janeiro a outubro. Esse volume representa 64,5% do total de empregos criados no período.

O estado de Alagoas se destacou também a nível nacional, estando entre os cinco estados com o maior saldo de empregos gerados no Brasil pelas micro e pequenas empresas. Na região Nordeste, o estado se posiciona em primeiro lugar por duas vezes consecutivas.

Para a economista e analista do Sebrae Alagoas, Geanne Silva, a predominância das micro e pequenas empresas nos setores de comércio e serviços pode ser explicada por diversos fatores, como a ausência de um setor industrial forte no estado e a demanda estável por esses serviços.

Portanto, os dados apresentados demonstram a importância do setor de comércio e serviços na geração de empregos em Alagoas, contribuindo significativamente para o mercado de trabalho do estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo