Comenda Deputada Selma Bandeira é concedida a educadoras

As educadoras Rosângela Cerqueira da Luz e Vanusa Duarte de Melo foram agraciadas, nesta sexta-feira (24), durante sessão solene na Câmara Municipal de Maceió, com a Comenda Deputada Selma Bandeira. A honraria foi proposta pelo vereador Silvânio Barbosa (PMDB), aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa e faz parte das homenagens ao mês da mulher.

Parabéns minha irmã 👏🏻👏🏻👏🏻 comenda Selma bandeira !!! Orgulhoso de vc.

O vereador Anivaldo da Silva, Lobão (PR) participou da solenidade, prestigiada também por professores, familiares e amigos das homenageadas, além de lideranças comunitárias do Benedito Bentes, bairro onde elas desempenham suas atividades.

Rosângela é coordenadora geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Bolsa Formação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Vanusa é vice-diretora da Escola Municipal Maria Carmelita Cardoso Gama (Caic/Ufal).

Da tribuna da Casa, o vereador Silvânio Barbosa destacou a importância do momento, o trabalho realizado pelas homenageadas em defesa da educação e o legado deixado por Selma Bandeira, que dá nome à comenda, na luta por uma sociedade justa e igualitária, e disse que o combate ao machismo e à violência contra a mulher tem que ser diário.

“Essa luta não pode se limitar apenas ao mês de março. Fazemos a homenagem neste mês, mas essa é uma luta diária”, disse Silvânio, ao ressaltar que “o trabalho que estas duas mulheres fazem nos deixa muito honrados. Rosângela e Vanusa vocês são um exemplo de coragem, de ousadia. São guerreiras. Outorgar essa comenda, portanto, é o mínimo que eu, enquanto vereador, como representante dessa sociedade e com o poder que vocês me deram, posso fazer”, afirmou o parlamentar.

O vereador Lobão parabenizou as homenageadas e disse que “a educação é o grandeinstrumento libertador”.

Representando o reitor do Ifal campus do Benedito Bentes, Sérgio Teixeira, o diretor do instituto, Alexandre Bonfim, também destacou o trabalho de Rosângela e Vanusa. “Sabemos das dificuldades enfrentadas por todos que trabalham com a educação no nosso país e essas duas mulheres guerreiras dedicam sua vida a superar essas dificuldades. Essa comenda é muito justa”, disse ele e citou o programa federal Pronatec como uma ação de resgate da autoestima e inserção no mercado de trabalho. “Representa um marco para a educação profissional no nosso Estado”.

Em sua fala, a educadora Rosângela agradeceu ao vereador Silvânio Barbosa pela homenagem, aos familiares, amigos e profissionais com quem divide seu trabalho e ressaltou a importância da educação como instrumento de transformação social. Falou das conquistas obtidas desde a instalação do Pronatec no país e disse que graças ao programa jovens e adultos têm conseguido alcançar a profissionalização, ingressar no mercado de trabalho e resgatar a autoestima. Afirmou que uma das dificuldades chama-se interiorização.

“É muito triste chegar a um município no Sertão de Alagoas, por exemplo, e saber que o jovem conclui ensino médio e não tem o que fazer, indo ao encontro das drogas, da violência. Que adultos não têm uma profissão. O programa oferece a oportunidade a esse jovem de continuar a vida através do conhecimento. Estamos fazendo isso por meio da interiorização. É uma alegria quando começam os estudos e quando concluem e veem o diploma nas mãos”, afirmou Rosângela, ao dizer que “desde 2012, quando o programa foi implantado, até agora são quase 14 mil pessoas que receberam essa certificação em Alagoas”.

Vanusa Duarte também agradeceu ao vereador Silvânio Barbosa, aos amigos, familiares, pais e aos alunos da escola onde atua. “São os meus pequeninos que me motivam a sair todos os dias de casa para trabalhar. Ver a alegria deles me faz lutar como se a escola fosse a minha casa. Receber essa honraria é um grande privilégio”, afirmou.

Niviane Rodrigues/Dicom Câmara Municipal de Maceió

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo