Com apoio do Estado, São J. da Laje promove Chá de Memória e anuncia Arquivo Público

O município de São José da Laje — situado na microrregião serrana dos Quilombos — viverá uma dupla emoção durante esta quarta-feira (23). A primeira razão para celebrar a alegria é que a cidade promoverá o seu 10º Chá de Memória, evento cultural que já faz parte do calendário da população local.

O projeto é uma iniciativa do Arquivo Público de Alagoas (APA), coordenado pelo Gabinete Civil do Estado, e que tem dado suporte para estimular os municípios alagoanos a resgatarem suas histórias e origens.

O outro motivo para celebração nesta terça-feira é que Prefeitura de São José da Laje finalizará as tratativas para a instação do primeiro Arquivo Público Municipal do Estado fora da capital alagoana. A iniciativa conta com o apoio técnico do Governo do Estado, por meio do Gabinete Civil.

“Além de ser o primeiro município a promover a décima edição de um Chá de Memória, São José da Laje imprime na história um marco estadual, que é o anúncio da instalação do primeiro Arquivo Público no interior do Estado. A população lajense está de parabéns porque o apoio da prefeitura ratifica a importância dada às origens, aos valores históricos e documentais deste importante município de Alagoas”, destaca a superintendente do Arquivo Público de Alagoas, Wilma Nóbrega. A gestora representará o governo do Estado no evento e nas tratativas para implantar o equipamento cultural na cidade.

A previsão de entrega do espaço, que irá resguardar, preservar e disseminar a história local, deverá ocorrer no mês de julho, de acordo com a secretária de Cultura e Turismo do município, Jacineide Maia.

De acordo com a superintendente, será prestada assessoria técnica quanto às diretrizes para instalação desse importante equipamento público, desde o monitoramento do espaço físico, dos materiais, recursos humanos, além da coleta de documentos junto aos órgãos e os municípios, além de disponibilizar treinamento, quanto à organização técnica, de acordo com as normas arquivísticas e de preservação, conservação e guarda dos acervos em seus mais variados suportes.

O futuro Arquivo Público Municipal está localizado em uma área nobre da cidade, na Praça Padre Cícero. São José da Laje é conhecido por ser uma cidade de figuras ilustres. São poetas, artistas, músicos, imortais do Instituto Histórico Geográfico de Alagoas (IHGAL).

“O Arquivo Público Municipal será aberto aos lajenses, para visitas, pesquisas de alunos das escolas estaduais e municipais, porque vai resgatar diversos documentos relevantes para a história da cidade. Teremos nossa história resgatada por meio de fotos, documentos, documentários, vídeos, reportagens, jornal, histórias das quatro grandes enchentes de1914, 1941, 1969, 2010, galeria com fotos de todos os prefeitos, histórias das famílias que prestaram serviços à cidade, enfim, toda a história do povo lajense,” completa a secretária Jacineide Maia.

Chá de Memória

O evento cultural e festivo desta terça-feira, o décimo Chá de Memória, terá início às 16 horas, na Biblioteca Pública Fernando Galvão de Pontes, e terá como tema “A análise da agricultura em São José da Laje e a participação da mulher”, que terá como palestrante o secretário de Agricultura do município, Roger Cavalcante.

Ascom – 23/05/2018

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo