Cerca de 392 trabalhadoras rurais são atendidas em mutirão realizado em Arapiraca.

O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) encerrou suas atividades nesta sexta-feira (25), em Arapiraca, com um saldo positivo. Foram emitidos 377 documentos e 392 pessoas foram atendidas ao longo do mutirão realizado na Escola de Campo da cidade.

Essa ação, uma iniciativa do Escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/AL), contou com a importante parceria da Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural, Educação e Desenvolvimento Social. Além disso, outras instituições estiveram envolvidas, como o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Arapiraca (STTR), a Fetag, o Iteral, a Funai, o Incra, o Instituto de Identificação do Estado de Alagoas, a Delegacia Regional do Trabalho, a Caixa Econômica Federal, a Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos- SEMUDH e a Emater.

Durante os três dias de atendimento, as camponesas tiveram a oportunidade de emitir documentos importantes, como a carteira de identidade (RG), CPF, carteira de trabalho (CTPS), Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Imposto Territorial Rural (ITR).

O coordenador do Escritório do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho, revelou que os próximos mutirões do programa serão realizados nas cidades de Palmeira dos Índios, União dos Palmares e Delmiro Gouveia, com o intuito de facilitar o acesso à documentação para as trabalhadoras rurais.

Essa iniciativa é de extrema importância para as trabalhadoras rurais, que muitas vezes enfrentam dificuldades para emitir documentos básicos. Com a devida documentação, elas podem ter acesso a benefícios sociais, como a aposentadoria rural, por exemplo, além de poderem exercer plenamente seus direitos como cidadãs.

O PNDTR visa justamente ampliar o acesso a esses documentos e promover a inclusão social das trabalhadoras rurais. Com a parceria de diversas instituições, é possível realizar mutirões como esse, que possibilitam que centenas de pessoas sejam atendidas de forma ágil e eficiente.

A equipe responsável pelo mutirão em Arapiraca mostrou-se satisfeita com os resultados alcançados e agradeceu a todos os envolvidos na realização dessa ação. Por meio da união de esforços, foi possível garantir mais cidadania e dignidade para as trabalhadoras rurais da região.

A expectativa agora se volta para os próximos mutirões, que deverão beneficiar trabalhadoras rurais de outras cidades de Alagoas. Com o compromisso de levar o PNDTR para todos os cantos do estado, espera-se que cada vez mais mulheres rurais tenham acesso aos documentos necessários para exercerem plenamente seus direitos e conquistarem uma vida mais digna.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo