Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência já está disponível em Alagoas, garante acesso prioritário aos serviços públicos e privados

O governo do Estado de Alagoas lançou no final do ano passado o Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência, um documento que tem como objetivo garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso de todas as pessoas com deficiência aos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. Com a emissão deste cartão, o governo almeja assegurar os direitos constitucionalmente adquiridos por essas pessoas.

Para solicitar o cartão, os interessados devem apresentar os documentos de identidade, CPF e comprovante de residência, além de comprovante do tipo sanguíneo, fotografia 3×4 e laudo médico que ateste a deficiência. O prazo para a entrega do cartão é de 60 dias úteis, e o usuário poderá retirá-lo no mesmo local onde foi solicitada a emissão.

A secretária da Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Aline Rodrigues, ressalta a importância desse documento para as pessoas com deficiência. Ela destaca que, desde o ano passado, já era emitida a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), mas as demais pessoas com deficiência ainda não tinham um documento equivalente. O novo cartão cumpre esse papel de identificação prática e oficial, trazendo o símbolo da deficiência do identificado na parte inferior, o que o torna ainda mais representativo.

Para agendar o atendimento em Maceió e Arapiraca, os cidadãos deverão utilizar o sistema da Central Já!. Nos demais municípios, os locais para atendimento podem ser consultados no site da Secdef.

Dúvidas relacionadas ao Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência podem ser sanadas por telefone, ligação ou mensagem de texto, através do número (82) 98833-2909.

Com a emissão desse cartão, o governo de Alagoas reforça o compromisso em garantir a inclusão e a dignidade das pessoas com deficiência do estado. A iniciativa visa facilitar o acesso a serviços e benefícios, proporcionando mais autonomia e qualidade de vida para esse público.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo