CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de Lei propõe desvinculação de infrações de trânsito dos veículos – Câmara dos Deputados analisa proposta de regulamentação.

A deputada Helena Lima, do MDB de Roraima, apresentou o Projeto de Lei 5733/23, que visa regulamentar no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) os casos em que as infrações de trânsito devem ser desvinculadas dos veículos. A proposta está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto apresentado, as infrações acumuladas deverão ser desvinculadas em situações envolvendo veículos de locadoras, quando praticadas por embarcadores ou transportadores que não sejam os proprietários do veículo, ou em casos de transferência resultantes de apreensão, confisco por decisão judicial, leilão após recolhimento a depósito ou doação à administração pública.

A deputada Helena Lima salienta que atualmente a desvinculação de multas já ocorre, porém, em alguns casos, é necessário recorrer à justiça. Com o projeto de lei, ela pretende regular esses casos no CTB, trazendo uma inovação nesse sentido.

Para a deputada, existem muitas situações em que uma multa não deveria estar vinculada ao veículo, como ações judiciais, processos de perdimento de bens, leilões, entre outros. Por isso, é necessário esclarecer devidamente a tramitação desses casos no CTB.

Além disso, o projeto prevê restrições para os devedores de multas não vinculadas aos veículos, como a impossibilidade de obter, renovar ou mudar a categoria da habilitação, registrar ou licenciar veículos, e obter autorização ou contrato de serviços com a administração pública caso as multas não sejam quitadas.

A proposta seguirá para análise das comissões de Viação e Transportes, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. A tramitação do projeto ainda terá que passar por essas etapas antes de seguir para votação em plenário.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo