CAMARA DOS DEPUTADOS – Conselho de Ética da Câmara dos Deputados analisa processos de deputados acusados de agressão e ofensas em primeira reunião do ano

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se prepara para realizar sua primeira reunião do ano com o objetivo de analisar processos importantes que estão em pauta. A reunião está marcada para esta quarta-feira (27) e terá como destaque a apresentação dos pareceres preliminares de duas representações em análise no colegiado.

O deputado Alex Manente, do partido Cidadania de São Paulo, será responsável por apresentar o relatório referente à Representação 26/23. Neste processo, o Psol acusa o deputado General Girão, do PL do Rio Grande do Norte, de ter ameaçado agredir fisicamente o deputado Glauber Braga, também do Psol e do Rio de Janeiro, durante a votação de um requerimento na Comissão de Relações Exteriores. O motivo da discussão foi uma lei que beneficiaria apenas o salário de altas patentes das Forças Armadas.

O Psol considera as falas de Girão como extremamente graves, atentando contra a ordem jurídica e social. Além disso, o deputado Alexandre Leite, da União de São Paulo, vai apresentar seu parecer sobre a Representação 28/23, que foi movida pelo PT contra o deputado Abilio Brunini, do PL de Mato Grosso. O partido acusa Brunini de ter ofendido palestrantes durante uma audiência na Comissão de Legislação Participativa sobre a guerra entre Israel e a Palestina.

O PT alega que o comportamento do deputado foi repulsivo não apenas nesta ocasião, mas também em uma outra audiência sobre a crise humanitária em Gaza na Comissão de Direitos Humanos. A pauta completa da reunião pode ser conferida através de um link disponível.

A expectativa é que a reunião do Conselho de Ética seja realizada às 11 horas, em um plenário que será definido previamente. As decisões tomadas durante esse encontro podem ter repercussões significativas no cenário político brasileiro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo