CAMARA DOS DEPUTADOS – Congresso Nacional ilumina-se de azul em apoio ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata.

O Congresso Nacional está recebendo uma iluminação especial na cor azul durante o período de 1º a 14 de novembro, em apoio ao Novembro Azul, campanha de conscientização sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata. A iniciativa foi inspirada no movimento Outubro Rosa, focado na prevenção do câncer de mama nas mulheres.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, correspondendo a 28,6% das mortes por neoplasias malignas no sexo masculino. No Brasil, a cada 38 minutos um homem morre devido à doença. Por isso, a realização de exames anuais é essencial, pois quando o câncer é identificado e tratado precocemente, as chances de cura chegam a 90%.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens com mais de 50 anos, sem histórico familiar da doença, façam o exame de toque retal. Para homens negros e aqueles com histórico familiar de câncer de próstata, o exame deve começar aos 45 anos. Essa conscientização é fundamental para prevenir o avanço da doença e evitar complicações graves.

Além disso, o mês de novembro também traz outras reflexões sobre questões de saúde. A cor azul, que simboliza o Novembro Azul, também representa o Dia Mundial da Pneumonia, celebrado em 12 de novembro, e o Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro.

O Dia Mundial do Diabetes tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a doença que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. A data busca educar, prevenir e promover o diagnóstico precoce do diabetes, uma condição crônica que, se não tratada adequadamente, pode levar a complicações graves.

Já o Dia Mundial da Pneumonia foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para destacar a importância da prevenção dessa doença, que ainda é a principal causa de morte em crianças com até 5 anos de idade. A pneumonia é uma infecção nos pulmões que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. O diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para evitar complicações e reduzir o número de internações e custos do tratamento.

Essas campanhas de conscientização são fundamentais para informar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças. A iluminação azul no Congresso Nacional durante o Novembro Azul é uma forma de chamar a atenção da sociedade para a saúde do homem e para questões de saúde que afetam a população em geral.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo