Caçador de Pokémon em igreja russa pode ficar 3,5 anos preso

O juiz dará a sentença a blogguer, que está sob prisão domiciliar, em 11 de maio.

A Promotoria russa pediu nesta sexta-feira três anos e meio de prisão para o blogguer russo Ruslan Sokolovski, que foi detido no ano passado por caçar Pokémon em uma igreja de Ecaterimburgo (Urais).

“Sinceramente, estou tremendamente surpreso que a promotoria tenha pedido para mim três anos e meio de prisão”, respondeu Sokolovski durante a reunião judicial, constata o terra.

Sokolovski, de 22 anos e cuja liberdade foi exigida pela oposição e a Anistia Internacional (AI), não admitiu sua culpa, negou que seja um extremista, como mantém a acusação, e lembrou que seu delito não é “nada violento”.

Além disso, apontou que cuida de sua mãe e que se tiver que ficar na prisão por anos, não poderá dar assistência a ela.

A Promotoria acusa o blogger de violar o direito à liberdade de credo, mas também de outras duas coisas: instigar o ódio e de porte ilegal de equipamentos técnicos destinados à captação secreta de informação.

O problema é que as forças de segurança encontraram durante uma revista na casa do acusado uma caneta espiã com câmara oculta incorporada.

O juiz antecipou que dará a sentença de Sokolovski, que está sob prisão domiciliar, em 11 de maio.

No vídeo da detenção de Sokolovski é possível ver como ele joga Pokémon Go em uma igreja em Ecaterimburgo enquanto fala que é “completamente ridículo (…) que alguém possa se sentir ofendido porque outra pessoa caminha com um telefone dentro de uma igreja”.

28/04/2017

Sair da versão mobile