Bancos fechados no Carnaval: confusão sobre pagamentos de contas e boletos gera dúvidas entre os consumidores. Como se manter em dia?

Os bancos mantiveram suas portas fechadas nesta segunda-feira e também não abrirão na terça-feira de Carnaval, dias 12 e 13. Porém, as contas continuam chegando, o que tem gerado confusão entre os consumidores sobre quando devem quitar seus débitos. Diante disso, surge a questão: como estar em dia com os boletos durante o feriado prolongado?

De acordo com informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas de consumo, que englobam água, energia, telefone, entre outras, e carnês com vencimento nos dias de Carnaval poderão ser pagos sem acréscimo na quarta-feira de cinzas, dia 14. A federação ressaltou que, normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Para aqueles que não tiverem os tributos com as datas ajustadas no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Já os boletos bancários de clientes que são cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via Débito Direto Autorizado, um sistema que permite o acesso eletrônico das contas a pagar sem a necessidade de recebê-las impressas.

A Febraban também recomendou o uso dos canais digitais para a realização de transferências e pagamentos de contas nos dias em que os bancos estiverem fechados. Nas localidades em que as agências fecham antes das 15h, o início do expediente bancário na quarta-feira de cinzas será antecipado para garantir o mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.

Diante do fechamento das agências bancárias durante o Carnaval, a Febraban reforça a necessidade de os consumidores utilizarem os canais digitais e o Débito Direto Autorizado para honrar seus compromissos financeiros durante o feriado. Por meio dessas alternativas, os brasileiros poderão manter suas finanças em dia e, assim, evitar possíveis transtornos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo