Bairro Canaã recebe 20ª edição da arena de serviços Vida Nova nas Grotas nesta terça-feira com atendimento médico, vacinação animal e mais.

Na última terça-feira, dia 5 de outubro, os moradores do bairro Canaã, localizado em Maceió, receberam a 20ª edição da arena de serviços Vida Nova nas Grotas. Esta ação visa a aproximar os serviços essenciais estaduais da população em situação de vulnerabilidade social.

O evento, que se encontra em sua 20ª edição, ofereceu aos moradores uma série de serviços, dentre eles os atendimentos médicos com clínicos e especialistas, a emissão de documentos, o cadastro no cartão CRIA e também a vacinação de cães e gatos. As atividades tiveram lugar na Praça São José, sendo realizadas das 8h às 16h.

A iniciativa contou com a parceria de diversas secretarias de Estado, tais como a Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), a Secretaria de Saúde (Sesau), a Secretaria de Cidadania e Pessoa com Deficiência (Secdef), a Secretaria da Primeira Infância (Cria), a Secretaria de Educação (Seduc), a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj). Além disso, a Equatorial Energia também colaborou com o evento.

Diversos serviços foram oferecidos aos moradores do bairro Canaã, como atendimento médico, realização de exames laboratoriais, cadastro no cartão Cria, atividades lúdicas com crianças, inscrição para o programa Vem que Dá Tempo, orientações jurídicas sobre violência contra a mulher e entrega de cartilhas com informações sobre a violação de direitos. Ainda em relação às questões sociais, houve orientações sobre o CadÚnico e o Bolsa Família, bem como a emissão do cartão da Pessoa Idosa e o censo da Pessoa com Deficiência.

A ação também contou com a realização de atividades esportivas, cortes de cabelo, vacinação e testes rápidos para animais e a emissão do cartão da Pessoa Idosa. No âmbito das políticas públicas, foram realizados cadastros na Tarifa Social e a troca de lâmpadas, além de palestras educativas sobre o uso seguro e adequado de energia.

Para ter acesso aos serviços de saúde, era necessário estar portando um documento de identificação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Já para a realização de exames laboratoriais, também era recomendado um jejum de 8 horas. Além disso, também foram realizados cadastros no Cartão Cria para gestantes e mães de crianças de até 60 meses, sendo necessária a apresentação da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, número do NIS, caderneta de gestante e Certidão de Nascimento.

A iniciativa representa uma importante forma de aproximar os moradores de áreas vulneráveis dos serviços públicos, atendendo as necessidades da população e contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos. Por meio da parceria entre diferentes órgãos do Estado, foi possível oferecer uma ampla gama de serviços que visam suprir as carências existentes nesses locais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo