Assembleia Legislativa de Alagoas exibe documentário sobre impeachment de Muniz Falcão em sessão solene histórica.




Sessão solene na Alagoas exibe documentário histórico

Sessão solene na Alagoas exibe documentário histórico

Atendendo a um requerimento do deputado Alexandre Ayres (MDB), a Assembleia Legislativa de Alagoas realizou nesta quinta-feira, 14, uma sessão solene com o objetivo de exibir aos parlamentares, servidores e convidados, o filme “Impeachment – Setembro, 1957, Sexta-feira 13”. A obra aborda um momento crucial na história política de Alagoas: o impeachment de Muniz Falcão e a sangrenta luta ocorrida na Praça Dom Pedro II, no Centro, que ficou marcada como um dos episódios mais violentos da política local.

O deputado Alexandre Ayres destacou a importância histórica do evento para o Estado e disse que o documentário oferece uma oportunidade para refletir sobre as origens da violência política em Alagoas. “É um dia marcante para essa legislatura, por ter recepcionado o dumentário que ficará para sempre nos arquivos da Casa, sem contar que irá, por meio da TV Assembleia, possibilitar que todos os alagoanos possam conhecer essa triste história”, disse.

O deputado Ricardo Nezinho (MDB), afirmou que o documentário oferece uma oportunidade para que todos possam conhecer e refletir sobre a violência política ocorrida nessa Casa em um dos momentos mais truculentos de nosso Estado. “Que possamos aprender com este triste acontecimento, que teve cobertura intensa da imprensa nacional. Que este cenário nunca mais volte a acontecer”, afirmou.

O codiretor do filme, Léo Villanova, agradeceu a oportunidade de exibir o filme na Assembleia Legislativa e exaltou a obra do cineasta alagoano Pedro da Rocha. “Quero agradecer ao deputado Alexandre Ayres e a todos os deputados. O que fica de importante neste ato é o interesse do Legislativo em rever o passado e não repetir no futuro. Hoje nesta Casa impera o poder da palavra e, com isso, a democracia prevalece”, destacou.

A esposa de Pedro da Rocha, Vera Rocha, ressaltou a importância da obra para a história de Alagoas e agradeceu aos deputados pela sessão solene. “Espero que a Assembleia Legislativa cuide bem deste documentário, para que a população alagoana possa ter acesso a esse material. Uma pena o Pedro não estar aqui para vivenciar este momento “, disse.

A esposa de Pedro da Rocha (in memoriam) e Léo Villanova foram agraciados com a mais alta honraria da Casa, a Medalha de Mérito Tavares Bastos.


Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo