ARAPIRACA – “Prefeitura de Arapiraca reforça combate à dengue, que registrou 26 casos em janeiro de 2024”

A dengue é uma doença que preocupa as autoridades de saúde em todo o Brasil, após registrar mais de meio milhão de casos em todo o país. Por esse motivo, a Prefeitura de Arapiraca está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e alertando a população sobre os sintomas e as formas de prevenção da doença.

A prevenção é uma das principais formas de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em locais com água armazenada, como vasos de plantas, pneus, garrafas, piscinas sem manutenção e recipientes pequenos. A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca divulgou uma série de dicas para evitar o surgimento do mosquito.

Entre as orientações, estão manter caixas d’água sempre bem tampadas e limpas, evitar acumular água em pratos de vasos de plantas, tratar plantas que possam acumular água com água sanitária, e entregar pneus velhos aos serviços de limpeza do município. Além disso, a população também deve estar atenta aos sinais e sintomas da dengue, como febre, dor de cabeça, fraqueza, dores musculares e/ou articulares, e dor atrás dos olhos.

Em Arapiraca, foram registrados 929 casos suspeitos de dengue no ano de 2023, dos quais 897 foram encerrados em tempo oportuno de 60 dias. No início de 2024, a cidade registrou 26 casos confirmados da doença. A coordenadora municipal de Arboviroses, Verônica Santos, ressaltou a importância da população não negligenciar os cuidados, apesar do número relativamente baixo de casos.

A Secretaria de Saúde de Arapiraca tem realizado ações de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde e mutirões de limpeza nas comunidades, em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), como forma de combater a doença e manter os casos controlados.

Quando manifestar os sintomas da dengue, a orientação é buscar imediatamente um serviço de saúde, seja na Unidade Básica de Saúde de referência ou no Complexo Multiprofissional de Saúde. O tratamento é baseado em uma combinação de reposição de líquidos e repouso, com retorno para reavaliação médica conforme orientação.

É importante que a população esteja atenta e siga as orientações das autoridades de saúde, para evitar a proliferação da doença e garantir o bem-estar de todos. Com a colaboração de todos, é possível manter os casos de dengue controlados e proteger a população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo