ARAPIRACA – Prefeitura de Arapiraca convoca criadores de bovinos e bubalinos para vacinação contra a febre aftosa até 15 de dezembro.

A Prefeitura de Arapiraca convoca criadores de bovinos e bubalinos para vacinação contra febre aftosa

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Arapiraca está convocando todos os criadores de bovinos e bubalinos da região para vacinar os animais de 0 a 2 anos contra a febre aftosa. A campanha, que teve início no dia 1º de novembro, está na etapa final e será encerrada no dia 30 deste mês.

Após a compra da vacina, o criador tem até o dia 15 de dezembro para declarar que seus animais estão devidamente imunizados. O zootecnista da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Maicon, ressaltou a importância da campanha e destacou o empenho da equipe para garantir o sucesso da segunda etapa da vacinação.

Rodrigo Maicon informou que os técnicos da secretaria estão atuando em campo, prestando assistência aos criadores, e disponíveis para esclarecer dúvidas na sede do órgão, localizada no Centro Administrativo. Segundo ele, a febre aftosa é uma doença altamente contagiosa, cujo vírus pode circular em uma distância de aproximadamente 250 km.

Os sintomas da febre aftosa em bovinos e bubalinos incluem febre, aftas na boca, inflamação no casco e perda de apetite, podendo levar o animal a óbito. Além do impacto na saúde dos animais, a doença também afeta diretamente a economia da cadeia produtiva, prejudicando pequenos, médios e grandes produtores.

Um foco de febre aftosa em Arapiraca pode resultar na suspensão da tradicional feira de animais, que também ocorre em cidades como Campo Grande e São Sebastião, de acordo com o zootecnista. Diante disso, a vacinação dos animais se mostra fundamental para prevenir a propagação da doença e garantir a sustentabilidade da produção agropecuária no município de Arapiraca.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo