Apple Park, o último grande projeto de Steve Jobs está pronto

Funcionários já começaram a se mudar para a nova sede da Apple

O último grande projeto de Steve Jobs está pronto. Mas nem adianta dormir na fila, porque esse você não pode comprar. É a nova sede da Apple, que ele idealizou em 2011, chamou de Apple Park e, como uma gigantesca nave espacial, baixou em Cupertino, Califórnia. Nesta sexta-feira (17/11), o espaço abriu para visitantes.

Os funcionários também já começaram a se mudar para o prédio principal, construído em forma de anel em torno de um grande pátio com pista de corrida, minifloresta e colinas artificiais. Projetado pelo arquiteto Norman Foster, e seguindo os conceitos de simplicidade e funcionalidade dos produtos Apple, a nova sede transpira a excentricidade, a genialidade e a megalomania de Jobs por todos os cantos.

CAIXA DE PIZZA

A nova sede da Apple é o que um lugar de trabalho deve ser: um lugar de trabalho. Não é para ninguém morar ali, ou esquecer da vida com distrações infantis como escorregadores. Mesmo assim, para quem quiser fazer serão e comprar uma pizza no restaurante interno, a Apple inventou e patenteou uma caixa que deixa as redondas sempre quentinhas e crocantes.

AR PURO

Jobs queria um prédio que respirasse sozinho, sem ar condicionado. Com um sistema baseado na aerodinâmica dos carros de Fórmula 1, ele “inala” ar fresco por dutos instalados ao longo de seu perímetro e “exala” o ar quente de volta. Tubos de água no piso e no teto aquecem ou resfriam o ambiente.

MINIMALISMO

Os espaços de trabalho, chamados pods, refletem o pedido de Jobs por uma estrutura mais porosa, pela qual ideias e trabalho colaborativo circulem mais livremente. Os botões dos vasos sanitários lembram os do iPhone. E só da maçaneta das portas foram feitos dezenas de protótipos, até a aprovação do modelo sem parafusos à vista.

Época Negócios – 28/11/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo