Após três quedas seguidas, varejo tem alta de 1,3%

As vendas do varejo em agosto subiram 1,3% em relação a julho, informou nesta quinta-feira, 11, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é o primeiro aumento nas vendas depois de três quedas seguidas, acumulando assim alta de  2,6% no ano. Com o avanço, o comércio varejista alcança patamar próximo ao registrado em abril.

O resultado veio dentro das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 0,70% a um avanço de 1,60%, com mediana positiva de 0,1%, informa o MSN.

Segundo a gerente da pesquisa, Isabela Nunes, os resultados positivos devem-se a diversos fatores. “Agosto teve uma redução da taxa de desocupação e aumento da população ocupada. As baixas temperaturas de agosto estimulam algumas atividades. O pagamento do PIS/PASEP também ajudou. São coisas que ajudam a compreender esse resultado positivo”, concluiu.

Antes do resultado oficial, a analista Isabela Tavares, da Tendências Consultoria Integrada esperava retração de 0,30% nas vendas do varejo. “É relativa estabilidade, e deve refletir ainda um pouco os recursos do PIS/Pasep”, diz, lembrando da base de comparação baixa, já que em agosto de 2017 houve declínio de 0,5% nas vendas ante julho, conforme dado original do IBGE.

Já a AZ Quest esperava aumento de 0,50% nas vendas no período mensal. Apesar de alguns indicadores antecedentes apontarem para crescimento em agosto ante julho, o economista André Muller pondera que o índice de média móvel trimestral do comércio restrito tem perdido fôlego. Enquanto em junho teve queda de 0,1%, na leitura de julho cedeu 0,8%, segundo o IBGE.

11/10/2018

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo