Americanas adia divulgação de resultados trimestrais e enfrenta crise financeira com prejuízos de bilhões.

A Americanas adiou a divulgação de seus resultados trimestrais de janeiro a setembro de 2023 para o próximo dia 26 de fevereiro, antes da abertura do mercado, segundo comunicado divulgado pela companhia mais de 30 minutos após o horário para o qual estava previsto o anúncio desses balanços na noite desta segunda-feira.

De acordo com a empresa, embora o trabalho de elaboração dos resultados já esteja finalizado e os procedimentos de auditoria tenham sido substancialmente concluídos, ainda não foi possível cumprir todo o rito interno de aprovação previsto na governança da varejista.

O adiamento dos resultados financeiros da Americanas gera expectativa no mercado, especialmente após as revelações de prejuízos expressivos nos balanços revisados de 2021 e 2022. Os balanços somados mostraram uma perda de quase R$ 20 bilhões no período. O resultado de 2021, que antes fora de um lucro líquido de R$ 544 milhões, foi ajustado para um prejuízo de R$ 6,2 bilhões. Já o ano de 2022 registrou um resultado negativo de R$ 12,9 bilhões, o maior prejuízo da história da companhia.

A grave situação financeira da Americanas culminou na renúncia do então CEO, Sergio Rial, após apenas nove dias no cargo, em janeiro de 2023. Rial revelou uma inconsistência contábil superior a R$ 20 bilhões nos balanços da companhia. Com um endividamento de R$ 40 bilhões, a varejista entrou em recuperação judicial pouco tempo depois.

A necessidade de apresentar os balanços trimestrais para a aprovação do plano de recuperação em assembleia de credores gerou pressão adicional sobre a empresa. A proposta da companhia foi aprovada pouco antes do Natal, prevendo um aumento de capital no valor de R$ 24 bilhões a ser feito pelos acionistas de referência – Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles – e credores financeiros.

Aguarda-se, portanto, com expectativa, a divulgação dos balanços trimestrais da Americanas no próximo dia 26 de fevereiro e a reação do mercado em relação aos números apresentados pela varejista.

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