ALAGOAS – Protagonismo juvenil nas eleições dos Grêmios Estudantis movimenta redes estaduais de ensino em Alagoas.

Nesta segunda-feira (06), teve início o pleito para a eleição dos representantes dos Grêmios Estudantis nas escolas da rede estadual de ensino. As chapas vencedoras serão empossadas até a próxima sexta-feira (10), dando aos estudantes a oportunidade de participarem ativamente desse processo democrático.

O voto é facultativo e apenas estudantes regularmente matriculados nas unidades da rede estadual podem participar. Os Grêmios Estudantis têm um papel fundamental ao representar os interesses dos estudantes junto à gestão escolar, à sociedade e aos movimentos estudantis, permitindo que os jovens tenham voz ativa nas decisões e apresentem ideias, sugestões e críticas.

Segundo Dileusa Costa, superintendente da Rede Estadual de Ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) acredita na importância de estimular a representação estudantil. Ela destaca que a autonomia do estudante é crucial para seu desenvolvimento, e os Grêmios Estudantis são uma forma de promover a aprendizagem, organização e responsabilidade dos jovens.

As escolas Maria José Loureiro e Prof. Edmilson de Vasconcelos Pontes, em Maceió, realizaram suas eleições no último dia 06. Damiana Melo, diretora-geral da Maria José Loureiro, comentou sobre o engajamento dos estudantes nas propostas e melhorias para a escola. Já Everton Wesley, presidente da Comissão Eleitoral e aluno do 9º ano, ressaltou a importância de ter um órgão para representar os interesses dos estudantes.

Na Edmilson de Vasconcelos Pontes, a urna eleitoral percorreu as salas de aula, acompanhada pela diretora Cleone Barbosa e pela técnica de Gestão da 1ª Gerência Especial de Educação (GEE), Elza Cavalcante. Elza destacou a importância da participação dos estudantes na votação, incentivando-os a votarem com consciência e valorizarem o momento, pois o Grêmio representa a voz dos estudantes e suas necessidades.

Assim, as escolas da rede estadual se mobilizam para proporcionar aos jovens o protagonismo juvenil nas eleições dos Grêmios Estudantis, fortalecendo a participação democrática e a representatividade estudantil no ambiente escolar.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo