ALAGOAS – “Tornado em Estrela de Alagoas: Fenômeno raro, causas e impactos explicados pela Semarh”

No último dia 22, o município de Estrela de Alagoas, localizado na região do semiárido alagoano, foi surpreendido por um fenômeno meteorológico incomum na região: um tornado de pequenas proporções. O evento causou danos em algumas residências localizadas na zona rural da cidade, de acordo com a análise realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), por meio do monitoramento realizado pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais.

Os meteorologistas da Semarh classificaram o tornado como “F0 na escala Fujita, caracterizando-se por ventos ciclônicos com velocidades inferiores a 117km/h, que causaram danos limitados”. Além disso, a secretaria encaminhou avisos meteorológicos aos municípios da região, com o objetivo de alertar a população sobre as condições climáticas.

Segundo a explicação da Semarh, o fenômeno ocorreu devido ao cisalhamento do vento, que é a mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura, criando uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera, favorecendo o aumento da velocidade do vento. Além disso, imagens de satélite mostraram um escoamento de leste com ar mais quente e úmido, e outro de sul com ar mais frio e seco, nas bordas de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) posicionado sobre o oceano, o que tem provocado o aumento da instabilidade sobre o estado de Alagoas, favorecendo a formação do tornado.

O tornado em Estrela de Alagoas foi um evento atípico na região, chamando a atenção dos especialistas. Técnicos da Semarh têm monitorado as condições meteorológicas e encaminhado avisos aos municípios para garantir a segurança da população diante de possíveis fenômenos naturais.

Esse ocorrido ressalta a importância do monitoramento e da prevenção em relação aos fenômenos meteorológicos, especialmente em regiões que não estão acostumadas a eventos como tornados. A atuação da Semarh foi fundamental para informar e orientar a população diante dessa situação incomum, garantindo a segurança e o bem-estar da comunidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo