ALAGOAS – Teleatendimento 190 Ronda contabiliza impressionantes 132 mil ligações durante os últimos sete meses, revela relatório do Governo de Alagoas.

O serviço de teleatendimento 190 Ronda registrou mais de 132 mil chamadas nos primeiros sete meses deste ano. Entre as ligações recebidas, a perturbação do sossego e os trotes se destacaram como as principais ocorrências relatadas. Segundo a coordenação do serviço, perturbação do sossego foi o motivo de 24.063 chamadas, enquanto os trotes totalizaram 8.980 ocorrências.

Além dessas situações, o relatório produzido pelo programa apontou também casos relacionados à Lei Maria da Penha, com 3.781 chamadas, e roubo e furto, com 1.771 ligações. Esses quatro tópicos foram os mais frequentes nas chamadas recebidas pelo teleatendimento 190 Ronda no período de janeiro a julho deste ano.

Os dados revelaram que o mês de janeiro foi o período em que mais chamadas foram registradas, com um total de 5.950 denúncias de perturbação do sossego e da tranquilidade. Já os meses de março, abril e maio mantiveram uma média de mais de 20 mil chamadas gerais para o teleatendimento.

No caso dos trotes, janeiro foi o mês com a maior quantidade registrada, com 2.344 casos. Porém, chama atenção a queda no número de ligações nos meses de fevereiro e junho, épocas em que são comemorados o Carnaval e São João. O coordenador do teleatendimento do Ronda, tenente Costa Neto, destacou que essa coincidência pode estar relacionada ao maior número de pessoas de férias, o que resulta em um aumento na quantidade de trotes e ligações indevidas.

Segundo o tenente, esses trotes prejudicam quem realmente precisa do atendimento, pois mobilizam uma guarnição que poderia estar atendendo uma urgência ou emergência real. Ele lembra ainda que provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou contravenção que sabe não ter se verificado, é uma infração penal, de acordo com o artigo 340 do Código Penal.

Para combater essa prática, as secretarias de Estado de Segurança Pública e de Prevenção à Violência de Alagoas trabalham para atualizar a Lei 7.389 de 2012, que trata sobre o crime de trote e suas penalidades. O teleatendimento 190 Ronda funciona 24 horas por dia, todos os dias, em parceria entre a Seprev (Ronda), SSP e Polícia Militar. O serviço é considerado a porta de entrada da segurança pública do estado, atendendo diretamente à população e encaminhando as guarnições para o pronto atendimento das ocorrências.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo