ALAGOAS – “Socorristas do Samu de Viçosa recebem treinamento em suporte à vida para aprimorar atendimento de emergência”

Socorristas da Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) de Viçosa passaram por um treinamento intensivo em suporte à vida, promovido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió. Ao longo do ano de 2023, as 16 unidades vinculadas à Central Maceió receberam a capacitação, totalizando 167 socorristas, técnicos de enfermagem e condutores.

A coordenadora-geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, expressou seu orgulho pelo projeto NEP e ressaltou a sua importância para os profissionais vinculados ao Samu. “Eu tenho muito orgulho desse projeto pela abrangência que alcança e pelo que representa para os profissionais ligados ao Samu”, afirmou.

A excelência nos atendimentos prestados pelo Samu em Alagoas está diretamente ligada ao Projeto NEP Itinerante, frisou a enfermeira. Anualmente, a equipe do NEP viaja pelas bases descentralizadas, capacitando os profissionais e repassando o conhecimento adquirido para os colegas. O médico Jordiran Soares, coordenador do NEP do Samu Maceió, salientou que a organização das capacitações visa garantir o melhor aproveitamento de cada socorrista. “O fato da capacitação ser realizada na cidade de atuação profissional deles minimiza ausências, além de facilitar a atualização de conhecimentos e as relações de aproximação”, explicou.

O NEP Itinerante tem como objetivo conectar as Bases Descentralizadas à Central de Regulação, uniformizando as condutas e a aplicação dos protocolos institucionais. Isso garante que o modo operante de executar o atendimento ao doente seja semelhante, tanto no interior quanto na capital.

A enfermeira Valquíria Pedrosa, coordenadora da Base Descentralizada do Samu de Viçosa, reiterou a importância da capacitação para os profissionais da área, enfatizando que a atualização permitirá oferecer um serviço de maior qualidade para os cidadãos que precisam dos serviços do Samu. O treinamento incluiu protocolos de suporte básico de vida em adultos, crianças e lactentes, comunicação com regulação médica, interceptação com o serviço aeromédico, imobilizações, controle de hemorragias graves e muito mais.

Com o recesso do projeto marcado para dezembro, as atividades retornarão em fevereiro de 2024, iniciando na Base Descentralizada de União dos Palmares. A coordenação espera continuar alcançando 100% de cobertura da macro 1, garantindo que o atendimento seja uniforme em todas as regiões.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo